Parte da campanha Maio Laranja em Ilhéus, o Seminário Municipal de Enfrentamento e Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes reuniu especialistas para discutir medidas protetivas e ampliar o diálogo entre os diversos atores que lidam com o tema. O encontro aconteceu no Centro de Convenções, na última quinta-feira (18), em alusão ao Dia Nacional Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Representando o prefeito Mário Alexandre, o titular da Secretaria de Ordem Pública, tenente-coronel PM Marcelo Barreto, compôs a mesa de autoridades. Durante a sua fala, o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva, destacou a importância da interação entre os organismos sociais, responsáveis por garantir um serviço mais acolhedor às vítimas de violência sexual. O gestor ministrou a palestra “Políticas Públicas voltadas para crianças e adolescentes”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Realizado com apoio da Prefeitura de Ilhéus, o seminário objetiva mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para fortalecer a rede de enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil e auxiliar a construção de políticas públicas em âmbito local.
“Nos dois últimos anos, intensificamos as ações com palestras nas escolas, atendendo aproximadamente 800 alunos. São crianças e jovens que recebem as informações e se tornam multiplicadores. A gestão do prefeito Mário Alexandre está empenhada, desenvolvendo um trabalho importante para proteger ainda mais esse público, porque o abuso sexual e a exploração afetam diretamente o aprendizado das nossas crianças. Então, promovemos ações a fim de reduzir os números de casos de abuso, melhorando a qualidade do ensino e assegurando que as nossas crianças vivam mais felizes”, explicou a professora Altemíria Grácia Félix, formadora e tutora dos cursos do FNDE na Secretaria Municipal de Educação.
As palestras também foram ministradas por representantes do Conselho Tutelar, CREAS PAEFI e o do Hospital Materno-Infantil. No período da tarde, a temática foi abordada pela Dra. Elienete, da Ethus Humanos, que dialogou com os participantes sobre a “Legislação e o Programa de Prevenção à Exploração Sexual – Porto Sul”.
A delegada Katiana Amorim, coordenadora da 7ª Coorpin, e o presidente da OAB – Ilhéus, Dr. Jackson Cupertino, apresentaram a temática “A importância da delegacia especializada de crimes contra crianças e adolescentes”. O Dr. Gregório, delegado da Polícia Federal, ministrou a palestra “Crimes através da Internet”.
Trabalho integrado – As ações da campanha são realizadas pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Educação, Saúde e Sutram, DEAM, OAB-Ilhéus, Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Civil, Defensoria Pública da Bahia, Observatório – PPES, Conselho Tutelar, Ministério Público do Estado da Bahia, Vara da Infância e Juventude, Ethos Humanus e Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.
Sobre a campanha – O Maio Laranja é dedicado ao enfrentamento e à prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio foi instituído pela lei federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli Cabrera Sanchez Crespo, violentada e assassinada aos oito anos de idade na cidade de Vitória, no Espírito Santo, em 1973.
O crime ficou conhecido como “Caso Araceli” e permanece impune até hoje.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.