Na tarde desta quarta-feira, 26, durante Sessão Ordinária, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Abraão (PDT), se pronunciou contra o aumento da tarifa do transporte público coletivo de Ilhéus. O presidente também informou que solicitou novamente ao prefeito Mario Alexandre as planilhas de custos apresentadas pelas empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo de Ilhéus, após análise do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte.

De acordo com Abraão, os documentos apresentados anteriormente pelo Executivo municipal estavam, em sua maioria, ilegíveis, de modo que não há como compreender os arquivos na sua integralidade, tornando impossível emitir qualquer parecer sobre o assunto. De acordo com a Lei Orgânica do Município, no art. 269, parágrafo 6º é obrigação do Poder Executivo Municipal encaminhar, dentro de 72 horas, a planilha de custos das empresas de transporte coletivo, antes de ser fixado qualquer aumento das tarifas, a fim de que seja analisado por parte da Câmara Municipal, que emitirá seu parecer.

O parecer emitido pela Casa Legislativa será feito através da Comissão de Transporte e Trânsito, e será apenas opinativo, que não vincula a decisão final do Poder Executivo sobre o aumento da tarifa. “Contudo, é a oportunidade legal que esta Casa possui para manifestar a sua opinião, o que deve ser feito após o estudo detalhado da documentação das empresas de transporte coletivo e também com base no último contrato assinado entre o Poder Executivo Municipal e as concessionárias do serviço de transporte público”, afirmou o presidente Abraão.

Durante o seu discurso, o presidente fez questão de destacar que não é a favor do aumento da tarifa de ônibus. Ele chamou atenção para o péssimo serviço oferecido por estas empresas e citou o distrito de Lava Pés, explanando que o ônibus só passa duas vezes ao dia na localidade. “Nesse intervalo, as pessoas precisam se virar de qualquer jeito e um transporte por aplicativo tem uma taxa absurda. É incompreensível esse aumento de passagem”, declarou Abraao.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *