O prefeito Mário Alexandre assinou na última quarta-feira (22), o Termo de Cooperação Técnica do Programa Despertar para o exercício de 2023. A iniciativa é realizada através da parceria entre a Prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional da Bahia (SENAR/AR-BA), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhéus.
A Secretaria de Educação (Seduc) explica que o programa tem como principal objetivo promover o ensino voltado à responsabilidade social, com o propósito de contribuir para a formação integral das crianças e jovens do meio rural. Em Ilhéus, foi implementado pela gestão do prefeito Mário Alexandre, em 2017.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Conforme a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, todas as 16 escolas do campo e seus 44 espaços são contemplados pelo projeto. Cerca de cinco mil alunos e 270 profissionais estão envolvidos para garantir que as ações sejam efetivadas.
A cada ano, o Programa Despertar aborda um tema gerador e transversal, a fim de incentivar a elaboração dos projetos socioambientais das escolas, garantindo uma boa convivência do estudante com o lugar onde ele convive e preparando-o para a vida e para o exercício da cidadania.
Mário Alexandre afirma que a continuidade das ações representa o fortalecimento do trabalho desenvolvido para assegurar a formação dos estudantes como cidadãos. “Acreditamos no potencial das escolas do campo e vamos seguir realizando atividades integradas para construir um ambiente educativo saudável para toda a comunidade escolar”.
Neste ano, o tema norteador faz referência à “Liderança Empreendedora nas Escolas do Campo”. A primeira formação presencial pós-pandemia será realizada no dia 31 de março, no Colégio Estadual Eduardo Catalão, das 8h às 17h, tendo como formadora a professora Maria Amélia.
Entre as atividades propostas na formação está a organização de um Censo Agropecuário, que visa conhecer o que cada comunidade produz e assim juntamente com a coordenação municipal do programa organizar uma Feira Empreendedora dentro da própria localidade.
Por meio de ações conjuntas é possível garantir o uso dos temas contemporâneos transversais e integradores para promover a reflexão e a expressão de conceitos e valores básicos para a democracia e cidadania, trabalhados de modo coordenado e contextualizado.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.