O professor Emenson Silva, coordenador do Curso Gabaritando, recebeu diversas mensagens de agradecimento neste domingo (13). O educador ilheense acertou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 durante uma mega revisão promovida pela TV Santa Cruz e pelo Projeto Lápis na Mão, na última quarta-feira (9), na cidade de Itabuna.

A redação do Enem 2022 trouxe como tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Entre os diversos pontos abordados no aulão, o professor levantou questões que perpassam a demarcação de terras e valorização da cultura dos povos tradicionais. O tema exige o entendimento sobre os diversos clãs originários no país, a exemplo dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, marisqueiras, jangadeiros, entre outros.

Emenson afirma que prepara os estudantes com base nos assuntos discutidos no cenário atual, visto que as provas do Enem sempre tratam questões sociais. “Um tema importantíssimo, que estimula o aluno a pensar e apresentar propostas que respeitem os direitos humanos e aprimorem os conhecimentos adquiridos em sala de aula”.

O professor não escondeu a felicidade pelo fato de o tema deste ano não ter sido surpresa para os alunos que acompanharam as suas aulas. “A minha intuição não falha. Espero que os nossos jovens e adolescentes se deem bem e discorram com tranquilidade sobre o assunto”, reitera.

Emenson Silva também é fundador e coordenador do Projeto e Curso Gabaritando, iniciativa social desenvolvida na cidade de Ilhéus desde 2014, cuja meta é transformar a vida dos alunos através da aprovação em concursos públicos. Atualmente, o curso possui 150 inscritos e oferece aulas para o concurso da Polícia Militar da Bahia (Soldado e Oficial), além de concursos para carreira docente e administrativa.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *