O Chocolat Festival 2022 foi lançado, nesta quarta-feira (22), para o setor produtivo do cacau e para a imprensa regional do Litoral Sul da Bahia. O evento, que nasceu em 2009, chega à sua 22ª edição, no período de 21 a 24 de julho, em Ilhéus.
“São mais de 100 marcas de chocolate só da Bahia. Temos mais de 60 mil pessoas capacitadas em 23 edições e resolvemos empreender esse projeto no Brasil e no mundo, porque temos que estimular, onde tem cacau, a mudança de vida dos produtores, pois 99% são pequenos produtores”, destaca o CEO do festival, Marco Lessa.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Sob essa perspectiva, o evento já está consolidado na Bahia, no Pará e em São Paulo. Em 2022, o festival estará presente em mais cinco cidades brasileiras. “Para seguir fomentando toda a cadeia produtiva do cacau e chocolate, além de aspectos culturais e artísticos, em torno do setor”, completa Lessa.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, o Chocolat Festival é um grande encontro de quem produz desde a amêndoa de cacau ao chocolate. “Essa integração é perfeita e hoje a gente fez um desafio aqui: a sociedade do cacau, essa região toda do cacau, que vai do Extremo Sul da Bahia ao Baixo Sul, passando pelo Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá e Litoral Sul, onde todos estejam embebecidos pelo festival, pelo chocolate, para que esse ano a gente possa fazer um evento que esteja integrado com as ações no rural, como o Assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga, o Assentamento Terra Vista, em Arataca, Bahia Cacau, em Ibicaraí, e Coofassulba, em Ilhéus”.
O secretário da SDR lembra que, desde 2015, o governo estadual já investiu mais de R$ 2,9 bilhões na agricultura familiar em todo o estado. Somente no Litoral Sul, os investimentos são superiores a R$ 133 milhões. “Ou seja, a gente tem hoje um ambiente muito favorável para integrar as ações nos municípios com o festival do chocolate”.
Participaram do lançamento do Chocolat Festival os prefeitos de Ilhéus, Mário Alexandre, e de Itacaré, Antônio de Anízio, entre outras representações do Litoral Sul.
Informações do Diário da Bahia
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.