Um dos principais objetivos do governo municipal, por iniciativa do prefeito Mário Alexandre, é transformar Ilhéus em uma cidade do futuro, cada vez mais conectada. Com esse intuito, a Prefeitura, o Sebrae e o EcoInovaSul promovem até o próximo sábado (28) a Semana de Inovação considerado o maior evento de tecnologia do interior da Bahia.
A abertura oficial, ocorrida na noite da última terça-feira (24), contou com as presenças do prefeito Mário Alexandre; da titular da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI), Mara Souza; do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes; do diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI), José Alfredo; imprensa local; representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); do Sebrae; Senai; IFBA; comunidade acadêmica; entidades comerciais e demais autoridades da região.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Mário Alexandre destacou que a iniciativa é primordial para alavancar o processo de transformação digital e disseminar a cultura de inovação na região sul da Bahia. “Ilhéus continuará sendo uma das grandes lideranças em termos de inovação. Tudo isso é pensando para o desenvolvimento da nossa região, que possui um grande potencial econômico e social, com geração de emprego, renda e qualidade de vida para o nosso povo”.
Conforme Lucas Mota, gerente de Inovação do Município, a programação especial será marcada por palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas sobre empreendedorismo, inovação, atividades com metaverso, oportunidades de investimentos, entre outros. O Sebrae apresenta o Cacau Valley iFestival, nos dias 26 e 27 de maio.
Confira a programação completa.
“O prefeito Mário Alexandre é uma liderança regional, porque Ilhéus não pode ser pensada apenas para Ilhéus. A cidade produz e importa conhecimento. Produz e importa tecnologia. São 500 anos de história, de cultura, de belezas naturais, de riquezas, com passagem por ciclos econômicos, mas não tenham dúvida de que a maior riqueza está no seu povo”, frisou Alessandro Fernandes.
A palestra da noite foi ministrada pela CEO e fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva. Na ocasião, a executiva apresentou sua trajetória na carreira em TI e trouxe à reflexão o papel do microempreendedor negro no mercado, por meio da abordagem afroempreendedorismo social e inovação.
De acordo com ela, a diversidade é responsável por transferir ganhos às companhias, visto que, segundo os estudos apresentados, se a empresa tiver diversidade racial, por exemplo, poderá obter 35% a mais de rendimento, o que representa uma cifra na ordem dos R$ 800 milhões anuais.
O evento também contou com a intervenção cultural do Grupo Afro Dilazenze, que representou a cultura baiana através de versos de afirmação étnica e política da comunidade negra.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.