O PT decidiu lançar o secretário de Educação Jerônimo Rodrigues como candidato ao governo da Bahia. A definição ocorreu em reunião realizada na noite de quinta-feira com o governador Rui Costa (PT), o senador Jaques Wagner (PT) e lideranças do partido.
A candidatura deve ser oficializada em reunião do diretório estadual petista, prevista para este sábado, 12. O secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, e a prefeita de Lauro Freitas (BA), Moema Gramacho, também disputavam a indicação do partido. Mas Rodrigues, nome da preferência de Costa, prevaleceu.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Setores da sigla avaliam que a escolha foi uma forma de compensação ao governador, que abriu mão de disputar o Senado para cumprir o mandato até o fim. Moema era vista indicação de Wagner, e Caetano seria um “nome do meio” entre as preferências dos dois.
O perfil de Rodrigues, mais próximo ao do governador, também prevaleceu na escolha. Ao apostar em Costa para sua sucessão em 2014, Wagner optou por um nome considerado novidade e menos identificado com o petismo.
Menos ligado à militância petista e sem nunca ter tido mandato, ele deve ser apresentado aos eleitores como renovação, em meio ao natural desgaste de imagem do partido, que completará 16 anos no poder na Bahia. O secretário se aproximou do Costa ao coordenar as campanhas dele ao governo em 2014 e 2018.
O desafio do PT será conseguir unidade na base aliada em torno da indicação de Jerônimo. Costa e Wagner tentam debelar uma crise com o PP, que ameaça desembarcar do grupo para lançar candidatura própria ao governo, com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), ou selar aliança com o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).
A sigla está descontente com o descumprimento do acordo de que o governador renunciaria ao mandato para ser candidato ao Senado, deixando a cadeira para o vice-governador João Leão (PP). Irritou a legenda o fato de que Wagner anunciou a permanência de Costa no governo em uma rádio, sem antes dialogar com o PP.
A expectativa de Costa e Wagner, que tentam segurar o partido na base, é que uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dias solucione o impasse.
Informações do UOL
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.