Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), por meio da Diretoria de Agricultura e Pesca, o projeto “Produzir Mais Cacau” é a nova aposta da pasta para alavancar a rentabilidade da lavoura. De acordo com Soane Galvão, titular da SDE, a proposta visa promover o incentivo na organização social dos pequenos produtores, cooperativas e associações para abrir o leque de oportunidades no mercado. O ‘Mais Cacau’ deve ser lançado na próxima quarta-feira (23).
“Esse projeto é fruto do entendimento e esforço da gestão do prefeito Mário Alexandre para ajudar os pequenos agricultores da nossa cidade. Estamos estabelecendo estratégias com o objetivo de melhorar a qualidade do cacau nas lavouras e aumentar o rendimento das plantações. Além de desenvolvimento econômico, social e sustentável, a atividade cacaueira é parte da cultura e história de Ilhéus e de toda a região sul da Bahia”, afirmou Soane Galvão.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Conforme a SDE, o público-alvo do projeto é formado por cacauicultores que integram a agricultura de base familiar, principalmente os organizados em associações, cooperativas e assentamentos. A ideia é apresentar aos produtores rurais novas práticas de manejo, técnicas adequadas para combate à “vassoura-de-bruxa”, “podridão parda” e “mal do facão”, com foco na renovação e substituição das plantas velhas, assim como fortalecimento de estratégias que visem a promoção do cacau de qualidade.
O programa prevê parceria com diversas entidades ligadas ao setor, cuja execução será realizada mediante convênios para oferta de cursos teóricos/práticos a custo zero, capacitação, assistência técnica, entre outros. Ilhéus é responsável por boa parte da produção e comercialização do cacau baiano, onde estão sendo envidados esforços para revitalização da lavoura e toda a cadeia produtiva do fruto.
“O projeto ‘Produzir Mais Cacau’ chega para potencializar as ações, auxiliar o processo voltado à captação de recursos e ampliar investimentos, com vistas ao fortalecimento do setor produtivo, à geração de emprego, renda e melhores condições de vida para os produtores e as produtoras da nossa região”, finalizou a secretária.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.