A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), ofertou diversos serviços voltados à Campanha Novembro Azul, com foco na prevenção ao câncer de próstata. A ação aconteceu na sexta-feira (26), no Centro de Convenções, e atendeu 350 homens. O mutirão contou com o apoio das Drogarias Velanes, Faculdade Madre Thaís e Lions Clube Ilhéus Centro.

O público masculino teve acesso a palestras; consultas com urologista; cardiologista; clínico geral; nutricionista; além da realização de Eletrocardiograma e exames de laboratório: PSA, sorologias para Hepatites, HIV e Sífilis. Também foi ofertada vacinação contra a Influenza (gripe) e contra a Covid-19, com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose do imunizante.

“Evento dez. Prevenção dez. Fiquei feliz em ver o tratamento recebido”, avaliou o aposentado Valdir Bahia, de 72 anos. Para Augusto Fidelis, de 63 anos, “O mutirão foi bem organizado. Assistência certa. Agradeço ao prefeito Marão pela iniciativa”, disse.

O prefeito Mário Alexandre compareceu à ação e destacou a importância do cuidado com a saúde preventiva. “Vamos driblar o preconceito. Aproveitando o Novembro Azul, nós realizamos esse mutirão para prevenir doenças, que podem levar à morte. Eu fiquei muito feliz em ver que os homens estão entendendo a necessidade de realizar exames de forma regular. Agradeço a todos os profissionais envolvidos nesta ação. É isso que a gente quer. Continuar trabalhando para o nosso povo”.

A campanha Novembro Azul reforça a conscientização masculina sobre o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, contudo, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.

A Sesau informa que os pacientes que não conseguiram ser atendidos pelo urologista durante o mutirão serão reagendados pela Central de Regulação. O dia e horário da consulta serão comunicados previamente, conforme orientação do setor responsável.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *