Prefeito de Ilhéus e autoridades participam da posse do novo Conselho Municipal de Turismo

Aconteceu na noite da última quinta-feira, 19, a posse do novo Conselho Municipal de Turismo de Ilhéus (COMTUR) para o exercício 2021-2023, no Hotel Aldeia da Praia. A solenidade contou com a presença de representantes da sociedade civil, autoridades municipais e do Estado, como o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. Aberta com as considerações iniciais do coordenador da Comissão de Turismo de Ilhéus, Marco Lessa, compuseram a mesa de posse o prefeito Mário Alexandre, o presidente eleito do COMTUR, Jacks Rodrigues, o vice-presidente do COMTUR e secretário especial de Turismo, Fábio Manzi Jr., e o secretário geral do COMTUR e presidente da Atil, Átila Eiras.

O prefeito Mário Alexandre parabenizou o novo presidente do COMTUR e membros pela posse, colocando o município de Ilhéus à disposição para contribuir no que for o melhor para o turismo da cidade. “Precisamos estimular o turismo, a maior indústria do país. Estaremos sempre discutindo políticas públicas e ações para melhorar o atendimento aos nossos visitantes e a qualidade de vida do nosso povo”, disse, ao requerer ao secretário Maurício Bacelar capacitações para os trabalhadores do turismo, conclusão do projeto gastronômico do Banco da Vitória, um centro de atendimento e informação ao turista em Ilhéus e a formatação e fortalecimento da estrada do chocolate.

Empossado, o presidente Jacks Rodrigues convidou para compor a mesa, o vereador Cláudio Magalhães representando o Presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal; o Coronel Vanderval Ramos, Comandante de Policiamento Regional (CPR) Sul; e o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, que correspondeu positivamente às solicitações do prefeito Mário Alexandre.

O Banco da Vitória será um grande polo gastronômico e de atração turística com o encaminhamento do projeto na Caixa, foi o que informou Bacelar sobre a conclusão da obra, confirmando também sobre qualificações que serão ofertadas para os trabalhadores e empresários do turismo; a roteirização da estrada do chocolate que conta com 16 estabelecimentos para turismo rural; promoção, no Brasil, de todas as zonas turísticas dos destinos baianos, incluído Ilhéus como uma das prioridades do Estado, também com as rotas dos grandes cruzeiros marítimos possibilitadas pelo aumento do calado da dragagem do porto. Um protocolo de biossegurança sanitária, por setor das atividades turísticas, será lançado no projeto estadual de retomada a ser disponibilizado ao trade. “Vamos novamente nos orgulhar de Ilhéus como um grande destino”, disse, com otimismo.

O presidente do COMTUR, Jacks Rodrigues, enfatizou a importância das autoridades no processo de retomada das atividades turísticas. Na oportunidade, falou sobre a necessidade do plano municipal de turismo para mostrar os potenciais de Ilhéus, como por exemplo, o turismo rural.

Também se fizeram presentes o Major PM Wesley Siqueira, comandante da 68ª CIPM; o Capitão PM Claudio Santos Lopes, comandante da 69ª CIPM; o Capitão PM Leonardo Álvaro Vieira, comandante 70ª CIPM; o secretário especial de Juventude, Esporte e Lazer, Kaique Souza; a Superintendente de Turismo, Margareth Araújo; o Assessor de Planejamento e Gestão Magno Lavigne; o presidente da Associação dos Cabaneiros, Jorge Fonseca; o presidente do Clube de Regatas Jorge Amado, José Raimundo da Silva; o diretor do Centro de Convenções, Rildo Mota; o Vereador Nino Valverde; e a Turismóloga, Ingrid Bárbara.

De acordo com o decreto publicado, compõem o COMTUR, as seguintes representatividades:

Representantes do poder público:

– Gabinete do Prefeito

Titular: Gerson Dias

Suplente: Reinilson Soares Santos

– Secretaria Especial de Cultura

Titular: Geraldo Magela

Suplente: Bolivar de Oliveira Landi

– Secretaria Especial do Meio Ambiente e MARAMATA

Titular: Joélia Sampaio Oliveira Bezerra

Suplente: Diego Batista Messias

-Secretaria Especial de Turismo

Titular: Fábio Wanderley Manzi Cavalcante Júnior

Suplente: Edjan Bispo

– Secretaria da Fazenda e Orçamento

Titular: Lucio Gomes Barros Pereira

Suplente: Antônio Rodrigo Viana Ramos

– Associação de Turismo de Ilhéus(ATIL)

Titular: Átila Eiras

Suplente: Josias Miguel dos Santos

-Convention Bureau

Titular: Luide Massa

Suplente: Márcia Regina Torres

– Sindicato do Meio de Hospedagem do Litoral Sul da Bahia

Titular: Gilberto Mário Tavares

Suplente: Rossana Colleoni

– Cooperativa de Turismo e Promoção Social

Titular: Witson Costa Meireles

Suplente: Maria Conceição Moraes Santos

-Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia

Titular: Aloísio de Jesus Freitas

Suplentes: Thalita Santana de Argolo

-Federação de Associação de Moradores de Ilhéus(FAME)

Titular: Marcos Antonio Lessa dos Santos

Suplente: Fabíola Paes Leme

-Instituto Nossa Ilhéus

Titular: Maria Socorro Ferreira Mendonça

Suplente: Roque Pinto Silva Santos

– Associação Cultural Aliança de Ouro

Titular: Priscila Celemar dos Santos Almeida

Suplente: Vandilson Gomes dos Santos

-Lagoa Encantada

Titular: José Humberto Dias Nery

Suplente: Jailson Costa Santos

– Grupo de Preservação de Cultura Negra Dilazenze

Titular: Jacks Rodrigues dos Santos

Suplente: Gilsonei Rodrigues Santos

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2021/08/prefeito-de-ilheus-e-autoridades-participam-da-posse-do-novo-conselho-municipal-de-turismo.html

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.