O sistema E-SUS da Secretaria de Saúde de Ilhéus, foi alvo de um ataque de hackers no início da manhã desta quinta (09), deixando o sistema fora do ar.
O e-SUS é um sistema do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Nela contém as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que necessário, tais como, cartão SUS, dados dos pacientes, relatório de atendimentos, produtividade dos profissionais de saúde, dentre outros.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Na tela quando acessado, alguns dos supostos hackers divulgaram a invasão ao sistema da prefeitura, e informaram que os dados foram criptografados, e caso queiram a recuperação dos arquivos, devem entrar em contato através de um e-mail, onde há uma conta específica e efetuar um valor.
A queixa foi realizada na delegacia de polícia 7ª Coorpin, e foi orientamos a recorrer a Polícia Federal com sede na cidade.
Veja abaixo o Boletim de Ocorrência:
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.