A comunidade do Rio do Engenho, em Ilhéus, participou neste domingo, 25, da festa memorial à Senhora Sant’Anna e São Joaquim, com uma missa campal festiva que teve como tema “somos todos irmãos e irmãs: fraternidade e amizade social”. Celebrada pelo padre José Nilton Barbosa Lapa, popularmente conhecido como Padre Zezinho, da Diocese de Ilhéus, a missa contou com a presença de dezenas de ilheenses visitantes, pessoas da comunidade e representantes do governo municipal.
“Valorizar a nossa cultura e história, fortalece o sentimento de pertencimento do nosso povo, principalmente em comunidades como a do Rio do Engenho, que guarda um legado de fé e de importantes patrimônios históricos e naturais. Somos um povo que tem identidade, cultura e uma riqueza imaterial muito grande, por isso, devemos ter orgulho de ser ilheenses”, parabenizou o prefeito Mário Alexandre à comunidade do Rio do Engenho por preservar as tradições.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A programação do dia 25 começou às 5h30 com o Santo Ofício de Nossa Senhora, seguida da oração do terço às 6h30, e a santa missa solene campal seguida de benção, realizada às 10h30, no domingo.
Pais de Nossa Senhora e avós maternos de Jesus, Senhora de Sant’Anna e São Joaquim são os padroeiros da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, da zonal Centro Sul, e da Igreja do Rio do Engenho, segunda igreja mais antiga do Brasil, construída no período colonial, em 1534, pelo terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá.
A programação em honra à festa memorial dos padroeiros foi iniciada no dia 16 de julho, com convidados participando de leituras e ofertórios até o dia 24, sábado, para o grande dia da festa, realizado ontem. Nesta segunda-feira, 26, foi realizado às 8h o ofício de Nossa Senhora, seguida de celebração da palavra e animação de louvor.
Representando o governo municipal, prestigiaram o dia festivo, Alex Lima, chefe de eventos da secretaria de Cultura e Turismo, e Edmilson Novaes, chefe de divisão de limpeza pública da secretaria de Serviços Urbanos.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.