O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) tem investido em tecnologia para acelerar a virtualização de processos e facilitar a vida do cidadão. Atualmente, 97 serviços de habilitação e veículos estão disponíveis no SAC Digital, a plataforma eletrônica do Estado, nas modalidades on-line e por agendamento.
Para a emissão on-line, são oferecidos o licenciamento do veículo (CRLV), unificado ao documento de propriedade, e a carteira de habilitação (CNH) na versão eletrônica. A segunda via da habilitação, a Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a troca da CNH provisória, pela carteira definitiva, podem ser feitas também diretamente no SAC Digital, mas a emissão não é instantânea. A pessoa precisa retirar o documento em uma unidade do Detran-BA.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Os demais procedimentos devem ser agendados no SAC Digital. A maior procura tem sido por renovação da CNH, entrega da primeira carteira e transferência de propriedade de veículo. O usuário é atendido em postos da Rede SAC e unidades descentralizadas do Detran-BA (Ciretrans, Retrans e Postos Avançados).
A tecnologia também fez o departamento avançar em transparência. O site detran.ba.gov.br foi reconfigurado e passou a disponibilizar o acesso às ações do órgão, como a publicação de portarias, editais de leilões e resultados de exames para a primeira habilitação e a emissão da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). No site, ainda é possível consultar dívidas do licenciamento, a localização de veículo removido em blitz e estatísticas de acidentes.
Em breve, a autarquia vai implantar mais uma inovação: o pagamento de taxas por meio do Pix. “Hoje, a quitação das taxas pode ser feita no Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, usando aplicativos ou caixas eletrônicos. O Pix vai permitir que a operação seja feita a qualquer momento, sem sair de casa, pelos clientes de toda a rede bancária. A digitalização dos processos é contínua, com a meta de consolidar um novo ciclo na relação entre o órgão e o cidadão”, ressaltou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
Fonte: Ascom/ DetranBA
Estudante do Bacharelado em Políticas Públicas (UFSB), Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB), Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA). Jornalista-MTE, sob o número 0006311/BA
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)