Pessoas com deficiências físicas, visuais, intelectuais ou auditivas vão poder contar, em Ilhéus, com a implantação de um Centro Especializado em Reabilitação, por meio do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), denominado CER IV. Resultado do planejamento da gestão municipal, o CER IV será possível graças a um projeto apresentado ainda no ano de 2017 pela secretaria municipal de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus, junto ao Ministério da Saúde. A unidade possibilitará a prestação da assistência à saúde para pessoas com deficiências sejam temporárias, permanentes, progressivas, regressivas ou estáveis, intermitentes ou contínuas.
“A finalidade desse centro é ampliar e qualificar o atendimento à saúde através de um tratamento diferenciado para esse público específico. Oferecer dignidade às pessoas com deficiência, muito além de um dever nosso, é uma grande honra e satisfação pois visa o atendimento humanitário e a melhoria da qualidade de vida”, destacou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Informações repassadas pela Sesau dão conta de que o equipamento funcionará com serviço regulado, com referência de cuidado e proteção para usuários, familiares e acompanhantes nos processos de reabilitação. Engloba, ainda, um projeto terapêutico singular, baseado em avaliações multidisciplinares das necessidades e capacidades das pessoas com deficiência.
Trinta e cinco profissionais capacitados e dedicados ao melhor atendimento, vão atuar para viabilizar o funcionamento do serviço, incluídos médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e enfermeiros.
O local para a construção do CER IV já foi definido. Será ao lado do Sítio Paraíso, na praia do Sul. De acordo com a Sesau, a obra está orçada em R$ 3 milhões, verba federal a ser liberada após a destinação da posse do terreno. A previsão para o início das obras é a de um prazo de 90 dias.
Dentre a estrutura prevista no projeto estão incluídos um ginásio de cinesioterapia e mecanicoterpia, oficina ortopédica com adaptação e manutenção de órteses e próteses ortopédicas.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.