Grupo de Amigos da Praia
Foto: Enviada pelo Grupo de Amigos da Praia
Chegou em Ilhéus o mochileiro e ativista ambiental uruguaio, Mathias Ferreira, conhecido pelo audacioso projeto de sair do seu país e ir até o México caminhando e realizando ações de limpeza, catálogo de resíduos descartados inadequadamente e educação ambiental nas praias. Já na cidade, ele recebeu apoio logístico do Grupo de Amigos da Praia (GAP), com quem realizará um mutirão de limpeza de praia, neste sábado (22), às 7h. Voluntários que queiram participar terão oportunidade de conversar com o viajante socioambiental conhecido no Instagram pelo perfil @a_revolucao.br

O mochileiro chegou em terras ilheenses na semana em que se celebrou o Dia Internacional da Reciclagem (17), e já colocou a mão na massa. Ao longo dos dias, ele tem percorrido o litoral da cidade e retirado resíduos, especialmente eletrônicos, chamando atenção para este tipo de “lixo”, que têm aparecido em grandes quantidades nas nossas praias, ameaçando, inclusive, as tartarugas marinhas que nascem próximo aos locais de descarte inadequado na Praia da Avenida. “Sou ativista ambiental e meu desejo é cuidar das praias. Faço assim a revolução ambiental e o despertar da comunidade, buscando mudar a maneira de pensar com o meu exemplo. Nisso me alinho com o GAP: atuo com educação ambiental”, comenta Mathias que já caminhou milhares de kilometros no nosso litoral e segue subindo o Nordeste.
Para o presidente do GAP, Vinícius Alcântara, é importante apoiar os ativistas ambientais em toda sua potência. “Uma pessoa que abre mão de ter uma vida tradicional e se propõe a mostrar ao mundo as mazelas da poluição marinha tem de ser valorizada. Somos ativistas de várias formas, dentro de casa com práticas diárias, na internet com postagens, no dia a dia participando de atividades de limpeza, e também desta forma relevante que ele vem fazendo. Um caminhante em prol da causa tem nosso respeito e apoio”, conta. 
Quem desejar participar do mutirão neste sábado deve verificar o Instagram @gap_ilheus onde será divulgado na sexta-feira o local exato da ação. Também deve levar máscara, protetor solar e chapéu. Ao chegar no mutirão, receberá do GAP luvas e sacos. Durante a ação, Mathias se disponibiliza a compartilhar a sua experiência e unir forças com os voluntários. Ele fica até domingo (23) em Ilhéus e depois segue caminhando para Itacaré. 
*GRUPO DE AMIGOS DA PRAIA (GAP)* – Criada em 2019, a organização reúne voluntários para participar de mutirões semanais de limpeza de praia em Ilhéus, além de realizar palestras educativas, produzir conteúdo nas redes sociais sobre descarte correto de resíduos e campanhas de coleta seletiva. A mais recente é a das tampinhas plásticas, que são entregues ao Grupo pela população e cujo valor arrecadado é revertido para o pagamento de castrações de cães pela ONG Planeta dos Bichos, contribuindo para o controle de natalidade desses animais. Saiba mais em @gap_ilheus
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *