O Projeto de Lei aprovado na última terça-feira (20), que prevê vacinação preferencial contra a Covid-19 para os profissionais da força de segurança, salvamento e autônomos da área de saúde, apresentado pelos vereadores Fabrício Nascimento e César Porto (PSB), ganhou uma emenda proposta pelo vereador Vinícius Alcântara (PV). Com isso, as catadoras e catadores de recicláveis de Ilhéus também serão beneficiados com a vacinação prioritária. O objetivo é imunizar esses profissionais que, diariamente, atuam com resíduos recicláveis recolhidos das residências da cidade, além de lidarem com pessoas e objetos diversos durante a coleta e a separação dos itens.
Os catadores, que são também agentes ambientais, terão então a justa oportunidade de se protegerem. Entre eles, os da Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (COOLIMPA), a primeira de Ilhéus, e importante agente para a implementação da coleta seletiva na cidade, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, e que também já é lei em Ilhéus. A estruturação da cooperativa é o projeto prioritário do vereador Vinícius Alcântara nestes primeiros meses de mandato. Como sua legislatura é voluntária, parte do salário que recebe enquanto vereador é investida na estruturação da COOLIMPA. Assim o vereador, desde janeiro, tem empenhado recurso e equipe para assessorar a COOLIMPA nas áreas jurídica, logística, contábil, de comunicação e administração.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Os catadores são cidadãos que não têm a opção de ficar em casa por falta absoluta de recursos financeiros, o que os obriga a continuar se expondo diariamente no processo de coleta de resíduos. A prioridade da vacinação é em respeito não só aos agentes ambientais e suas famílias, mas a toda população que participa e interage ativamente com coleta seletiva em Ilhéus”, explica o vereador Vinícius.
No Projeto de Lei também são beneficiados os Policiais Militares, Civis e Penais, Guardas Municipais, Policiais Federais e Rodoviários Federais, Bombeiros Militares, Salva-Vidas, servidores do CRAS, Centro Pop e Abordagem, profissionais autônomos da saúde, atendentes de farmácia, catadores de lixo, bancários e garis.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.