BRASIL COMPLETA 33 DIAS SEGUIDOS COM MÉDIA DE MORTES POR COVID ACIMA DE MIL

Foto: Getty Images via BBC

Pelo 33º dia consecutivo, o Brasil apresenta média de mais de mil mortes provocadas pela covid-19. Foram 1.055 óbitos em média nos últimos sete dias. Com isso, o país ultrapassa a marca dos 247 mil mortos ao todo pela doença. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa.

Este é o período mais longo no qual o país registra média diária acima de mil mortes por covid-19. Até então, a marca anterior era de 31 dias, entre 3 de julho e 2 de agosto de 2020. Outro recorde também foi superado neste ano: em 14 de fevereiro, a média de óbitos foi de 1.105, a mais alta em toda a pandemia. No ano passado, o maior número foi de 1.097, verificado em 25 de julho.

Apesar dos números, o país registra estabilidade na variação da média móvel em comparação com 14 dias atrás, ainda que em patamares elevados. Hoje a variação foi de 2%. Desde 22 de janeiro o país apresenta tendência de estabilidade.

A média móvel é considerada pelos especialistas a melhor forma de observar o cenário da covid-19. Aos fins de semana e feriados, por exemplo, os números costumam cair por causa da menor disponibilidade de equipes de saúde para atualizar os dados. A média dos últimos sete dias é uma forma de atenuar essas distorções.

Para definir se o cenário é de aceleração, estabilidade ou queda, é calculada a variação no período de 14 dias. Nas últimas 24 horas, foram registradas 716 novas mortes causadas pela doença no país, atingindo um total de 247.276 vítimas. Os números não indicam quando os óbitos ocorreram de fato, mas, sim, quando passaram a contar dos balanços oficiais.

Em todo o território nacional, 12 estados apresentam aceleração no total de mortes, enquanto outros 11 e o DF estão estabilizados. Outros quatro registram quedas em suas curvas.

Das regiões, apenas o Nordeste (30%) apresenta aceleração, enquanto Sul (15%), Centro-Oeste (7%), Sudeste (-4%) e Norte (-11%) estão estáveis. [UOL]

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2021/02/brasil-completa-33-dias-seguidos-com-media-de-mortes-por-covid-acima-de-mil.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.