O Hospital Santa Rita, no município de Barra, recebeu dez novos leitos clínicos para o atendimento a pacientes com o diagnóstico da Covid-19 e outros cinco leitos destinados ao tratamento intensivo. Com a ampliação, a unidade hospitalar soma 60 leitos de internação. A inauguração dos novos leitos aconteceu nessa quinta-feira (28), com as presenças do vice-governador João Leão e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
A unidade é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para mais de 50 municípios do Centro-Norte e Oeste da Bahia, atendendo a casos de média complexidade da região. “Agora, com os novos leitos de UTI, tratará inicialmente dos pacientes graves da Covid-19 e, após a pandemia, será fundamental para casos de AVC, infarto e cirurgias ortopédicas de alta complexidade”, afirmou João Leão.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O secretário Fábio Vilas-Boas destacou que o governador Rui Costa possibilitou a construção de uma rede de atendimento a pacientes infectados pelo novo Coronavírus que supera dois mil leitos em toda a Bahia. “Graças ao compromisso com as vidas humanas, o Estado tem uma das menores taxas de mortalidade e letalidade do Brasil. Os novos leitos vão fortalecer regionalmente esta rede, cuja taxa de ocupação média das UTIs se encontra em 70%”.
Ainda de acordo com o secretário de Saúde, construções, reformas e ampliações estão sendo realizadas em hospitais de Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Ilhéus e Lauro de Freitas. “Implantando novos serviços, como hemodinâmica, oncologia e neurocirurgia, possibilitamos, simultaneamente, tornar as unidades mais resolutivas e atender os pacientes na própria região, sem a necessidade de deslocamento para a capital, o que acarretaria um distanciamento dos familiares”, pontuou.
O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, responsável pela gestão do Hospital Santa Rita, falou sobre a qualificalção dos serviços na unidade. “A estrutura moderna e tecnológica da UTI, bem como a equipe especializada tem um único objetivo: o bem-estar do paciente por meio de cuidados intensivos e o seu envolvimento no processo de cura, o que gera melhores resultados. E já a partir da próxima segunda-feira (1º), os leitos estarão disponíveis para a Central Estadual de Regulação”, informou.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.