O governo da Bahia já está em busca de compradores para a fábrica da Ford em Camaçari, que foi fechada imediatamente pela montadora americana, assim como Taubaté, no Vale do Paraíba. A planta da Troller no Ceará fecha no quarto trimestre.
De volta à Bahia, o governador Rui Costa (PT) vai buscar montadoras chinesas interessadas em adquirir a fábrica da Ford para manter a produção de veículos no estado e garantir que a mão de obra especializada não se perca.
Rui Costa já entrou em contato com a Embaixada da China no Brasil, objetivando o interesse de fabricantes daquele país. Além disso, o governador vai criar um grupo de trabalho com a Federação das Indústrias da Bahia, de modo a buscar alternativas para a planta da Ford.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Já o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, estima que o impacto com o fechamento da fábrica será de 10 mil empregos na região, incluindo naturalmente fornecedores e sistemistas.
Em relação à Bahia, a fábrica de Camaçari produz “250 mil veículos por ano, 912 veículos por dia ou 1 veículo a cada 80 segundos”, de acordo com a Ford. Isso sem contar a planta de motores que fica localizada no complexo industrial.
Bastante automatizada, essa linha de produção de motores será vital para um aumento de nacionalização de produtos do futuro proprietário.
Marcas como Changan, BYD e Geely estão em expansão para fora da China e essa fábrica da Ford, diferente de Taboão, parece bem mais atrativa para uma operação brasileira.
Além disso, os incentivos fiscais regionais foram estendidos até 2025, o que torna a planta mais interessante para quem está chegando. Das marcas citadas, apenas a BYD tem fábrica no Brasil, em Campinas, onde faz chassis de ônibus elétricos.
[Fonte: CNN Brasil]
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.