Em funcionamento desde fevereiro de 2019, a Central de Monitoramento Eletrônico (CME) é uma das ferramentas utilizadas pela Prefeitura de Ilhéus para garantir a segurança patrimonial e auxiliar na redução dos indicadores criminais na cidade. A CME é coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e dispõe de equipamentos próprios.
De acordo com o prefeito Mário Alexandre, através da parceria com a Polícia Militar (PM-BA), o Município vai ampliar o sistema de videomonitoramento, que funciona 24 horas com câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Estamos fazendo um investimento histórico em segurança pública e o Governo do Estado reconhece a importância desse trabalho. Vamos integrar o serviço de combate à criminalidade para aumentar a segurança da população e dos turistas que visitam Ilhéus. Mais um passo fundamental no desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou o gestor.
Segundo informou Leonardo Bandeira, comandante da GCM, a equipe é composta por guardas civis concursados; engenheiro eletroeletrônico; cientista da computação; analista de sistema e técnico em Tecnologia da Informação (TI).
A CME foi construída e opera com recursos próprios. O sistema possui 16 câmeras de videomonitoramento, com foco também na segurança dos transeuntes. Os equipamentos estão instalados nos seguintes logradouros: Praça J. J. Seabra; Rua Santos Dumont; Travessa Primeiro de Janeiro; Avenida Canavieiras, na altura do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne e do Ginásio e Esportes Herval Soledade e ruas 14 de Agosto e Mário Alfredo.
Trabalho integrado – O prefeito frisou que o trabalho desempenhado pela GCM é um compromisso diário com a paz social. Por meio da parceria com a PM, os profissionais poderão mapear e monitorar os locais, bem como realizar a troca de informações para identificar e acompanhar delitos praticados na área urbana. A expectativa é de que a cooperação técnica auxilie no trabalho ostensivo e repressivo e reduza a taxa de crimes e homicídios no município.
Além das logradouros e edifícios públicos, a GCM realiza o monitoramento de estabelecimentos escolares e de saúde. Conforme Bandeira, o serviço se estende à Escola Municipal da Barra de Itaípe; aos prédios da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e do Conselho Tutelar de Ilhéus; às unidades de saúde da Avenida Esperança; Joaquim Sampaio, na Princesa Isabel, e Nelson Costa; ao Teatro Municipal de Ilhéus; Palácio do Paranaguá e ao prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
![](https://www.ilheus.net/wp-content/uploads/2023/12/IMG_20231217_102428-scaled.jpg)
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.