Pelo segundo ano consecutivo, a Central Nacional Unimed patrocina o “Mutirão do Diabetes” no município de Itabuna (BA). O evento é realizado desde 2004, e este ano teve o formato modificado para atender aos protocolos de segurança, exigidos pela pandemia de Covid-19. A Central é parceira da ONG Unidos Pelo Diabetes, que realiza diversas atividades inseridas na Campanha Novembro Azul, da Federação Internacional do Diabetes.

Considerada uma das campanhas mais importantes do Brasil, de prevenção ao diabetes e cuidado com os diabéticos, o evento foi batizado de ‘telemutirão’ em 2020 e dividido em algumas etapas. A primeira delas, que ocorreu em outubro, foi marcada por atendimentos na Escola Municipal de Itabuna CAIC – Centro de Atenção Integral.

Pacientes diabéticos da rede pública de Itabuna foram selecionados por agentes comunitários da cidade e realizaram retinografia digital e exame do pé diabético. Os exames aconteceram por meio de sistema de teletriagem e com o auxílio de um aplicativo específico (SISPED). Os atendimentos, cerca de 800 pacientes, seguiram os protocolos de prevenção da Covid-19. Casos considerados mais graves foram selecionados para participar da segunda etapa.

Pacientes mais graves

Na fase seguinte, que acontece neste mês de novembro, os pacientes são atendidos no Hospital Beira Rio aos sábados, com horário marcado durante todo o dia. Têm acesso a consulta com cardiologista e nefrologista, exame de laser, eletrocardiograma e exames laboratoriais: Glicemia, HbA1c, Creatinina, Colesterol Total, HDL, LDL e Microalbuminúria, além da avaliação do Pé Diabético. Dez estudantes de enfermagem voluntários participam da ação.

“De acordo com a Federação Internacional de Diabetes [IDF, sigla em inglês], o Brasil tem 16,8 milhões de diabéticos e está em quinto lugar em quantidade de pacientes no mundo. Diante dos crescentes números e do novo cenário mundial, surgiu a necessidade de reformular as atividades realizadas em comemoração ao Novembro Azul”, afirmou Rafael Andrade, médico especialista em Retina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenador-geral do “Mutirão do Diabetes” em Itabuna.

Desde 2007, a campanha mobiliza a população de Itabuna e vários pontos e monumentos são iluminados com a luz azul, a exemplo da Catedral São José, a Câmara de Dirigentes Lojistas, a Santa Casa de Misericórdia, várias praças públicas e avenidas.

“É com muita satisfação que apoiamos o “Mutirão do Diabetes” pelo segundo ano consecutivo. Uma ação relevante, de muita responsabilidade social, em especial neste momento”, ressalta a superintendente Regional Bahia da Central Nacional Unimed, Fabíola Grijó. 

Conteúdo digital

Este ano, além do apoio ao mutirão, a Central Nacional Unimed preparou uma semana inteira de programação online, com lives, podcasts e compartilhamento de conteúdo informativo. Um dos eventos previstos na programação é a live “Vida Saudável com Diabetes”, marcada para 18h do dia 26 de novembro, no YouTube da Central Nacional Unimed.

Com mediação do jornalista, apresentador e podcaster Fernando Rocha, o bate-papo receberá: Gláucia Ruggeri, médica especialista da Clínica Personal CNU; Rafael Andrade, oftalmologista especialista em retina do Hospital de Olhos de Itabuna; Domingos Malerbi, presidente da SBD, e Alexandre Augusto Ruschi Neto, oftalmologista.

Confira a programação completa da Semana da Diabetes Central Nacional Unimed:
23/11 – Podcast: Aprenda as diferenças entre pré-diabetes, diabetes Tipo 1 e Tipo 2
24/11 – Podcast: Complicações da diabetes
25/11 – E-book: Diabetes: a doença silenciosa
26/11 (18h) – Live: Vida Saudável com diabetes
27/11 – Podcast: Dicas de Alimentação
28/11 – Participação no Mutirão de Diabetes de Itabuna

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *