PREFEITURA DE ILHÉUS NOTIFICA EMPRESAS DE ÔNIBUS PARA RETORNO DE 100% DA FROTA

A Prefeitura de Ilhéus, notificou empresas de ônibus do município para que retornem 100% da frota com a liberação de gratuidades tanto para idosos quanto para pessoas com necessidades especiais, sem restrição de horários e, ainda, as rotas diárias para as zonas rurais.

A prefeitura decretou o retorno de 50% da frota no dia 1º de julho, após suspensão por causa da pandemia da Covid-19. No dia 9 de setembro, foi publicado um decreto autorizando o retorno de 100% da frota.

No entanto, a população reclamou da falta de circulação dos ônibus e, na sexta-feira (2), a prefeitura informou que as empresas São Miguel e Viametro, tinham um prazo de 72h para o cumprimento das determinações administrativas com a regular prestação dos serviços à população e retornarem com 100% da frota.

Em nota, a Atranspi, associação que representa as empresas de transporte urbano de passageiros de Ilhéus, informou que busca cumprir com as determinações do poder público municipal, porém as concessionárias passam por uma crise financeira sem precedentes, agravada pela paralisação total dos serviços por mais de 3 meses.

Durante o período com a frota de 50%, os coletivos eram alternados para ir até a zona rural de Ilhéus. Agora, os ônibus vão ter viagens diárias e passageiros reclamam de disponibilidade dos coletivos apenas pela manhã.

“Hoje eles liberaram os ônibus, disse que vai ter todo dia, mas só que até meio dia, de tarde não tem. Se a gente vem resolver alguma coisa na cidade, às vezes nem dá tempo, por causa do ônibus. Na semana passada mesmo, o ônibus veio tarde, uma lotação, teve que parar e não deu mais para vir as pessoas. Quando eu cheguei era 10h, quando eu terminei de vender as coisas, não deu mais tempo, tive que pagar R$ 50 para ir pra casa”, contou a aposentada Maria Crispina.

O chefe de fiscalização da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), Rodrigo Cerqueira, explicou que os ônibus estão sendo fiscalizados para cumprirem as medidas de prevenção estabelecidas pelo município.

“Nós temos três troncos principais no município, que é a zona norte, sul e oeste, onde nós deslocamos, eles ficam volantes fazendo interseções dentro dos ônibus, para saber a periodicidade que eles estão passando, quantidade de passageiro que está sendo transportado e, ao final de cada dia, a gente emite um relatório único pegando todas as fichas de entrevistas”, disse Rodrigo.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/10/prefeitura-de-ilheus-notifica-empresas-de-onibus-para-retorno-de-100-da-frota.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.