hrcc

O Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, está prestes a iniciar um projeto definido como “inovador”. Trata-se do “Artroscopia para Todos”, que visa a facilitar o acesso da população a procedimentos cirúrgicos.

A artroscopia é feita com o auxílio de uma câmera e uma lente, que permitem ampliar as estruturas dos joelhos e, assim, facilita a identificação das lesões com apenas dois pequenos furos na articulação. Como não há necessidade de corte, os riscos são minimizados e a reabilitação, precoce.

De acordo com a unidade de saúde, algumas das vantagens no procedimento são o sangramento mínimo, menor dano aos tecidos, tempo de cicatrização rápido em comparação com cirurgias mais invasivas, cicatrizes pequenas, que desaparecem com o tempo, e indolores.

O médico Umberto Castro Alves, idealizador do projeto, explica que a finalidade é interiorizar a cirurgia artroscópica em diversas regiões do estado. “O Artroscopia Para Todos é um projeto pioneiro e inovador que facilitará o acesso da população aos procedimentos sofisticados da medicina esportiva, invertendo o fluxo de pacientes que outrora precisavam se deslocar até a capital baiana para a realização de procedimentos. Com a realização da artroscopia no Hospital Regional Costa do Cacau, além de reduzirmos o impacto no tempo de espera pelo procedimento, o paciente terá total assistência em uma unidade próxima a sua residência e de seus familiares”, disse Alves.

O agendamento para a realização do procedimento no HRCC obedecerá a demanda já existente junto às secretarias de saúde que integram a região cacaueira. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), José Antônio Sousa, o Governo da Bahia tem investido muito na saúde dos baianos. “O Hospital Regional Costa do Cacau é mais uma unidade que se tornou referência em saúde de qualidade”, garante Sousa ao comentar o novo projeto.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *