Instalada barreira de pedras para conter avanço do mar no litoral norte de Ilhéus

O trabalho para conter o avanço do mar no litoral norte de Ilhéus foi iniciado nesta segunda-feira (10), com a instalação de pedras nos bairros São Domingos e São Miguel. O serviço de contenção é coordenado pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos (Secsurb) e Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra). As pedras funcionam como quebra-mar, evitando que as águas atinjam as casas e cabanas e mitigando os danos causados pela erosão marinha.

O prefeito Mário Alexandre ressaltou que o Município desenvolve o serviço visando estabilizar a situação, contudo a previsão é de que o projeto de intervenção seja feito em parceria com o Governo do Estado. “Queremos evitar que as comunidades sofram com os transtornos causados pelo avanço do mar, e por isso, estamos fazendo o possível para viabilizar e executar os serviços. As pedras serão colocadas inicialmente em pontos mais críticos, onde há incidência maior de erosão”.

As pedras estão como condicionantes ambientais da construção da nova ponte. A OAS, empresa responsável pela obra, está encarregada de transportá-las aos bairros São Domingos e São Miguel, este último, todavia, requer um estudo mais específico de adequação e requalificação dos espigões. O enrocamento e correção de problemas constatados nas localidades integram o plano de melhoria do Executivo Municipal proposto para proteger a zona costeira da região norte da cidade.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/08/instalada-barreira-de-pedras-para-conter-avanco-do-mar-no-litoral-norte-de-ilheus.html

2 comentários

    • Fábio em 11 de agosto de 2020 às 05:38

    Eu vi uma reportagem que Marão disse que ia construir uma orla do são Miguel até o são Domingos. Não foi verdade?

    • Paulo Roberto em 11 de agosto de 2020 às 11:23

    Se o prefeito pedisse ajuda ao governo federal, essa obra seria feita pelo serviço militar. E seria feita muito mais rápida e muito mais barato e mais, bem feita.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.