O final de semana em Ilhéus será marcado por chuvas, de acordo com informações da Defesa Civil da cidade. Somente ontem (6) entre as 15 e 17 horas choveu 49 milímetros, volume previsto para 15 dias, fato que não se registrava no município desde 2013. O órgão considera os meses de julho e agosto atípicos em relação ao índice pluviométrico, pois em julho choveu aproximadamente 104 milímetros e o início deste mês apresenta volume diferente do aguardado para o período.
“Graças ao nosso trabalho foram diagnosticados 48 pontos, que já estão lonados, evitando os desabamentos. Pedimos às pessoas que moram em áreas de risco, se possível, se mudem para a casa de um parente durante esse período chuvoso. Toda equipe está trabalhando sob a nossa orientação e continuamos vigilantes quanto às necessidades da população”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo informou Lorena Assis, coordenadora da Defesa Civil, além da colocação de lona nas áreas mapeadas, o trabalho preventivo consiste na visita aos imóveis. As equipes orientam os moradores sobre os possíveis danos causados pelas fortes chuvas na cidade.
“Realizamos o trabalho principalmente em pontos mais afetados, visando mitigar os riscos relacionados ao volume de chuva esperado e conforme os chamados da comunidade”. A coordenadora lembrou ainda que a cidade possui dois pluviômetros, instrumentos utilizados para coletar e medir as chuvas, instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da Conquista e na Central de Abastecimento do Malhado.
Ela explicou que o município está em alerta. Para os próximos 15 dias, a previsão é de um volume de 30 milímetros, mas pode haver instabilidade no tempo devido aos fortes ventos. Se após esse período o índice for reduzido, a Defesa Civil descartará o aviso. Na ocorrência de possíveis eventualidades, a população pode entrar em contato através do número (73) 98836-2753 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas para situação de emergência e em horário comercial para realização visita técnica, vistorias e elaboração de laudos.
Os dados podem ser visualizados no site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), responsável por emitir as informações. Para acessar, basta ir à aba “monitoramento”, opção “municípios monitorados”. Na barra do lado direito clique na opção pluviômetro (mapa interativo) e pesquise a cidade que deseja informações.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.