Diagnóstico precoce ajuda a reduzir taxa de ocupação de leitos para Covid-19, diz Sesau de Ilhéus

Foto: Ilustração

Pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal suspeita do novo coronavírus devem procurar as unidades de saúde específicas para atendimento no início dos sintomas. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) refere-se à importância do diagnóstico e tratamento precoces para impedir a rápida evolução da Covid-19 e evitar novas infecções.

Idosos e pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, pulmonares ou renais) estão mais suscetíveis em ter complicações e apresentar formas mais severas da doença. Além desse grupo, pessoas com obesidade, gestantes, jovens e adultos, sem doenças crônicas, também devem buscar prontamente a assistência.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, enfoca que o atendimento imediato e a estabilização da ocupação de leitos diminui a pressão no sistema de saúde. “Quando abordamos o paciente mais cedo, evitamos o agravamento do quadro clínico e também a necessidade de UTI. Esse atendimento precoce também é importante para que possamos dar atenção a outras doenças que demandam assistência nas unidades de saúde”.

Segundo informa Daniela Navarro, coordenadora de Enfermagem do Centro de Atendimento Covid-19, a identificação precoce da doença resulta na diminuição de casos graves e óbitos. Ela reforça que Ilhéus é referência para a região Sul da Bahia. 

“Continuamos com porta aberta para todo e qualquer paciente do município que busca atendimento imediato, tanto clínico quanto intensivo e também absorvemos a demanda de outras cidades, visando ocupar esses leitos e não deixá-los ociosos. É importante assegurar essa quantidade para manter a aparelhagem do sistema e caso haja uma necessidade posterior”.

A Prefeitura descentralizou o atendimento ambulatorial para casos de síndrome gripal suspeita da Covid-19, que passa a contar com as seguintes unidades de referência: Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarah Kubitschek (Malhado); Unidade de Saúde da Família (USF) do Iguape; UBS Avenida Esperança; UBS Nelson Costa; Estratégia Saúde da Família (ESF) I e II do Nossa Senhora da Vitória; UBS Olivença; USF Teotônio Vilela IV e USF I do Salobrinho.

Os casos que apresentam quadros respiratórios de moderado a grave, como falta de ar, devem ser encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Conquista ou ao Centro de Atendimento Covid-19, no Centro de Convenções.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/08/diagnostico-precoce-ajuda-a-reduzir-taxa-de-ocupacao-de-leitos-para-covid-19-diz-sesau-de-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.