Pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal suspeita do novo coronavírus devem procurar as unidades de saúde específicas para atendimento no início dos sintomas. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) refere-se à importância do diagnóstico e tratamento precoces para impedir a rápida evolução da Covid-19 e evitar novas infecções.
Idosos e pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, pulmonares ou renais) estão mais suscetíveis em ter complicações e apresentar formas mais severas da doença. Além desse grupo, pessoas com obesidade, gestantes, jovens e adultos, sem doenças crônicas, também devem buscar prontamente a assistência.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, enfoca que o atendimento imediato e a estabilização da ocupação de leitos diminui a pressão no sistema de saúde. “Quando abordamos o paciente mais cedo, evitamos o agravamento do quadro clínico e também a necessidade de UTI. Esse atendimento precoce também é importante para que possamos dar atenção a outras doenças que demandam assistência nas unidades de saúde”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo informa Daniela Navarro, coordenadora de Enfermagem do Centro de Atendimento Covid-19, a identificação precoce da doença resulta na diminuição de casos graves e óbitos. Ela reforça que Ilhéus é referência para a região Sul da Bahia.
“Continuamos com porta aberta para todo e qualquer paciente do município que busca atendimento imediato, tanto clínico quanto intensivo e também absorvemos a demanda de outras cidades, visando ocupar esses leitos e não deixá-los ociosos. É importante assegurar essa quantidade para manter a aparelhagem do sistema e caso haja uma necessidade posterior”.
A Prefeitura descentralizou o atendimento ambulatorial para casos de síndrome gripal suspeita da Covid-19, que passa a contar com as seguintes unidades de referência: Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarah Kubitschek (Malhado); Unidade de Saúde da Família (USF) do Iguape; UBS Avenida Esperança; UBS Nelson Costa; Estratégia Saúde da Família (ESF) I e II do Nossa Senhora da Vitória; UBS Olivença; USF Teotônio Vilela IV e USF I do Salobrinho.
Os casos que apresentam quadros respiratórios de moderado a grave, como falta de ar, devem ser encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Conquista ou ao Centro de Atendimento Covid-19, no Centro de Convenções.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.