A Bahia Mineração (Bamin) iniciou a comercialização da primeira carga de minério de ferro do seu projeto de produção em pequena escala na mina Pedra de Ferro, em Caetité. O embarque foi iniciado nesta segunda-feira (17) e é parte de uma operação de venda de 35 mil toneladas ao mercado interno.
Com a operação inicial em pequena escala, a companhia prevê produzir e comercializar 800 mil toneladas/ano de minério, com um investimento aproximado de R$ 40 milhões.
“Estas 35 mil toneladas são oriundas de nosso estoque de fino de hematita, um minério com 65% de ferro e baixo teor de fósforo”, explica o gerente geral de Operações, Fernando Carneiro. “Com esta operação colocaremos no mercado um produto de alta qualidade, demonstrando nossa capacidade operacional e gerando receita para a empresa”, destaca o gerente.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O processo de escoamento do minério será pela ferrovia da VLI, cujos vagões serão carregados no terminal da Bamin em Licínio de Almeida. De lá, a carga seguirá até Minas Gerais. Segundo a empresa, serão entre 15 e 16 embarques para completar as 35 mil toneladas.
Para a Bamin, a produção em pequena escala é estratégica para a viabilização do projeto completo da Mina Pedra de Ferro, que terá produção de 18 milhões de toneladas de minério por ano, com movimentação de sua carga pela Fiol e Porto Sul. A Companhia também afirma está confiante na retomada econômica das regiões em que atua e que seu esforço atual evidencia o compromisso em participar e contribuir ativamente com esta retomada.
A Bamin considera que o início das atividades é um marco importante para a região sudoeste e para todo estado da Bahia, pois a atividade da mineradora vai movimentar outros setores econômicos, como os de serviço e fornecedores, e criar empregos na região, além de gerar receitas. Entre agosto de 2020 e agosto de 2021, a empresa prevê a geração de mais de R$ 47 milhões de reais em recolhimento de impostos federais, estaduais e municipais, apenas com a produção do minério.
Informações do Agência Sertão
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.