Há algum tempo, os dados do boletim com a situação da Covid-19 em Ilhéus, informados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com frequência, têm sido diferentes dos que são apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus, no boletim do coronavírus do município. O secretário de saúde, Geraldo Magela, explica a razão.

Magela explica que é importante destacar que a alimentação do sistema VIGI e-SUS, onde constam os dados do coronavírus, é feita pelo município, quem valida os dados de Ilhéus que chegam da Sesab.

“Todo dia recebemos uma lista da Sesab para a validação pela Sesau. Unidades de outros municípios acabam lançando no sistema casos de pacientes como se fossem de Ilhéus, mas que na realidade são de outros municípios. Validamos os dados dos pacientes de Ilhéus, e os que não são, nós não validamos e devolvemos a lista com a correção, para que seja feita a atualização pela Sesab. Então, entre o tempo do envio e o recebimento desses dados, a diferença nos números acontece, posteriormente atualizados pelo ente estadual”, explicou o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *