Balanço do centro de atendimento da Covid-19 em Ilhéus registra quase 600 pacientes atendidos em 15 dias de funcionamento

Balanço do centro de atendimento da Covid-19 em Ilhéus registra quase 600 pacientes atendidos em 15 dias de funcionamento 1

Balanço do centro de atendimento da Covid-19 em Ilhéus registra quase 600 pacientes atendidos em quinze dias de funcionamento — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

O Centro de Atendimento da Covid-19, em Ilhéus, cidade no sul da Bahia, registrou um balanço de 587 pacientes atendidos com a doença em 15 dias de funcionamento. O local funciona no Centro de Convenções e realiza o primeiro atendimento de pacientes com sintomas gripais.

Os pacientes passam por avaliação médica e, se for preciso, também são feitos testes rápidos.

Eles ficam nos leitos do centro até serem regulados para o Hospital Costa do cacau e o Hospital de Ilhéus.

Dos 18 leitos da unidade, apenas um da sala amarela (enfermaria) estava ocupado na manhã desta segunda-feira (11). Em 15 dias de funcionamento, o centro já realizou mais de 250 testes rápidos.

“A procura está dentro do que a gente estimou, média de 40 a 50 atendimentos ao dia. Como qualquer estrutura de unidade de pronto-atendimento, a gente quer que o paciente fique o menor tempo possível. Então assim, esse paciente chegou, vai para a sala amarela, que é aqueles pacientes moderados, a gente consegue transferir para enfermaria. Para os pacientes de UTI também”, disse o coordenador médico André Cezário.

Dois pacientes morreram vítimas de Covid-19 durante o atendimento na unidade. Um idoso de 65 anos, do abrigo São Vicente, que morreu na última terça-feira (5), e outro homem, de 50 anos, que veio de Uruçuca. Esse último teve o teste rápido da doença negativo, mas o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou a doença.

Até o fim da tarde desta segunda (11), o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 293 casos confirmados de Covid-19 em Ilhéus, com 15 mortes.

Informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *