As ações para duplicação do trecho da BA-001, que se estende do Hotel Opaba até a rotatória que dá acesso ao bairro Ceplus, começaram em abril, mas a movimentação com máquinas foi iniciada na segunda-feira (4), de acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra). Será duplicado um trecho de 5,40 quilômetros. 

“A obra é um desejo antigo dos moradores não apenas de Ilhéus, mas da região. Realizamos um trabalho em parceria com o Governo do Estado, trazendo investimentos dentro do plano de mobilidade e desenvolvimento da cidade. A duplicação da via trará mais conforto e segurança aos motoristas, com construção de novos acessos e rotatórias. É um compromisso firmado com o povo”, destaca o prefeito Mário Alexandre.

Átila Docio, titular da Seinfra, explica que o gestor apresentou ao governador Rui Costa, como contrapartida, o levantamento planialtimétrico (topografia e cotas) para viabilizar o projeto, que inclui duas ruas laterais, pista dupla nos dois sentidos e três rotatórias. A primeira fica na chegada da nova ponte, ao lado do aeroporto; a segunda nas imediações da Rua Diaconisa Góes; e a terceira próximo ao bairro Ceplus.

O prazo previsto para a conclusão do serviço é de seis meses. O investimento é de R$ 8.926.363,98, capitaneado pelo Governo do Estado. A empresa responsável pela obra é a Mazza Engenharia Ltda.

Docio ressalta ainda que para a duplicação será necessário utilizar a área verde, parte do canteiro onde estão alocados os postes de iluminação da Orla Sul, projeto executado pelo Município em 2019. A iluminação será interrompida em alguns trechos durante o andamento da obra.

 “A ampliação da parte superior dará melhores condições de trafegabilidade, desafogando o fluxo de veículos e promovendo melhor acesso aos bairros mais populosos da cidade”, pontuou Docio. As ações integram o projeto de modernização da via. Para atingir tal finalidade é necessária a supressão de canteiro e árvores.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *