Ilhéus cria Centro de Triagem para atender casos suspeitos de Coronavírus

A Prefeitura de Ilhéus iniciou a montagem da estrutura do centro de triagem para atender pacientes com suspeita do novo Coronavírus (Covid-19). A unidade, que conta com o apoio do Governo do Estado, funcionará 24 horas por dia em uma estrutura montada no Centro de Convenções da cidade. Serão inicialmente 20 leitos de UTI com 200 profissionais a serviço da população. O atendimento deve começar na próxima semana, de acordo com o prefeito Mário Alexandre.

“Assinamos a ordem de serviço para montagem deste Centro de Triagem Covid-19, como plano estratégico de enfrentamento da doença. Deverá abrigar pacientes com sintomas iniciais da doença e pacientes agravados. O objetivo é evitar que pacientes com sintomas respiratórios, suspeitos de Coronavírus, sejam atendidos em locais que não sejam referência para a doença, a fim de coibir o contato direto com outras pessoas em atendimento”, afirmou Mário Alexandre.

No centro de triagem, pacientes são avaliados em consulta médica e recebem as orientações necessárias. Possui 20 leitos, sendo 10 salas amarelas, destinadas aos pacientes que passarão por hidratação e observação, e 10 salas vermelhas, destinadas aos pacientes mais graves que precisarão de UTI. O paciente contará o suporte por um período até ser encaminhado para uma UTI de referência instalada no Hospital de Ilhéus e nas UTI’s que estão sendo pactuadas.

O médico André Cesario explicou que pacientes com síndrome gripal, independente da etiologia, terão em Ilhéus o centro de triagem como referência. “A pessoa passará pela triagem, depois, pelo atendimento médico, e caso se enquadre dentro dos critérios, será feita a coleta do exame para ver se esta pessoa está ou não com a Covid-19. O local possui capacidade para acomodar mais leitos, à medida que houver necessidade”.

Geraldo Magela, secretário de Saúde, esclareceu o atraso da montagem da estrutura em Ilhéus. Segundo ele, inicialmente, o Governo do Estado havia escolhido o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) como referência para a doença, e depois, estudou o Hospital São Lucas, ambos em Itabuna. Após a mudança da referência para o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Ilhéus cria o Centro de Triagem que servirá de retaguarda para o hospital.

“A manutenção de equipamentos e telhado do Centro de Convenção já foram iniciadas, porém estabelecemos prioridades. A prioridade zero é a implantação da Unidade de Terapia Intensiva – UTI e a manutenção do espaço. A expectativa de fechamento dos detalhamentos técnicos e da planta do Centro de Triagem Covid-19, deve ocorrer por parte da Sesab no máximo em dois dias, mas as obras irão continuar”, relatou o titular da Saúde, Geraldo Magela.

A futura unidade contará com outros espaços como recepção, triagem, área médica, sala de esterilização, raio-x, embarque e desembarque de pacientes, vestiários, sanitários e armazenagem de medicamentos e insumos. Haverá infraestrutura para gases medicinais (vácuo, ar comprimido e oxigênio). A sala vermelha contará com monitores e respiradores para dar todo o suporte ventilatório ao paciente.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/04/ilheus-cria-centro-de-triagem-para-atender-casos-suspeitos-de-coronavirus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.