Ilhéus inicia campanha de vacinação contra a influenza, idosos compõem grupo prioritário

Foto: Clodoaldo Ribeiro

Pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e povos indígenas compõe o público-alvo da primeira fase da campanha nacional contra a gripe, iniciada nesta segunda-feira (23). Embora circule a informação de que os idosos serão atendidos em ordem alfabética, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) esclarece que todas as pessoas inseridas no grupo prioritário que comparecerem às unidades de saúde, em qualquer dia durante o período da primeira fase, serão vacinadas. A recomendação do Ministério de Saúde (MS) é que todos permaneçam em casa e só saiam em casos indispensáveis e emergenciais.

O MS antecipou a campanha por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, com o objetivo de evitar que o sistema púbico de saúde fique sobrecarregado. De acordo com a Sesau, a vacina Influenza Trivalente não protege contra o coronavírus, porém protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza sazonal. Serão disponibilizadas durante as três fases da campanha, de 23 de março a 9 de maio, 14 unidades de saúde: CAE III; PSF Conquista; UBS Joaquim Sampaio; UBS Euler Ázaro; UBS Banco da Vitória; PSF Salobrinho; Morada do Porto; CSU; Posto Sarah Kubitschek; PSF Nelson Costa; PSF Nossa Senhora da Vitória; PSF Ilhéus II; UBS Olivença e UBS Hernani Sá, das 8h às 17h.

É imprescindível a apresentação de documento oficial com foto. Os profissionais de saúde, tanto da rede pública quanto da rede privada devem apresentar também o contracheque. A segunda fase será iniciada em 16 de abril e priorizará professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A terceira fase começará dia 9 de maio e imunizará crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes e mães no pós-parto; pessoas com 55 anos ou mais; e pessoas com deficiência, conforme informações do Ministério da Saúde.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/03/ilheus-inicia-campanha-de-vacinacao-contra-a-influenza-idosos-compoem-grupo-prioritario.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.