O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), presente em 14 municípios baianos, vem se mobilizando e executando medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus). Desde segunda-feira, 16, aulas presenciais e demais atividades acadêmicas estão suspensas e se mantêm assim por tempo indeterminado, conforme nota emitida pela instituição nesta sexta-feira, 20.
Além de seguir os protocolos dos órgãos como o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o IF Baiano vem estimulando que a comunidade permaneça em suas residências, faça reuniões por videoconferência, cancele eventos, visitas técnicas e quaisquer atividades que envolvam aglomerações. Por não dispor de aparato tecnológico condizente, a instituição não adotará atividades na modalidade EAD para os cursos presenciais e orienta a suspensão das defesas de TCC e dissertações de mestrado.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Situação dos trabalhadores da instituição
Também foi criada uma Instrução Normativa, com orientações às unidades e instituindo o regime de jornada em trabalho remoto para servidores enquadrados no grupo de risco da Covid-19, que tenham filhos em idade escolar ou inferior, que retornarem de outros estados ou países no período de quarentena e que desenvolvam atividades consideradas essenciais que não se caracterizem como atendimento ao público.
Em relação às atividades dos servidores terceirizados, será observado o disposto em cada contrato, assegurando as orientações do Ministério da Saúde.
Comitês de acompanhamento
Com o intuito de monitorar os encaminhamentos apresentados pelos órgãos oficiais nos âmbitos nacional, estadual e municipal, e direcionar ações de enfrentamento à contaminação acelerada do novo coronavírus, também foram criados Comitês (Central e Locais, nos 14 campi) de Acompanhamento a Ameaça do COVID-19.
Dentre as atividades executadas pelo Comitê até o momento, estão: participação em reunião com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para definição conjunta das medidas emergenciais a serem tomadas; elaboração de diretrizes e protocolos de atendimento; e elaboração de material informativo com orientações sobre medidas de prevenção.
Consciência gera proteção
Para o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, é hora de proteger uns aos outros. Por isso, ele espera contar com toda a comunidade acadêmica para que as medidas protetivas sejam praticadas, chamando atenção para a situação de alunos com regime de internato. “Mais de 70% dos nossos alunos são de regime de internato, ou seja, permanecem por volta de doze horas conosco e boa parte desses é de regime de internato pleno. Seria uma problemática muito grande se nós chegássemos a uma situação de contaminação dentro das unidades. Não poderíamos mandar para a família e nem poderíamos manter no campus”, explicou o dirigente máximo da instituição.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.