Turistas do Sudeste têm preferência por Bahia e Rio Grande do Sul, segundo pesquisa do Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo concluiu uma pesquisa com agências de viagens de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo para entender a preferência dos moradores do Sudeste brasileiro em relação às viagens de 2020. De acordo com o resultado, as praias baianas, as serras e o vinhedo gaúcho são os destinos favoritos. 

A maioria dos entrevistados, por volta de 46,2%, quer aproveitar o Sol e as praias baianas, enquanto 17,9% querem aproveitar para conhecer as cidades e as atrações culturais e 9,8% querem praticar ecoturismo. O estudo ainda revela que as viagens em família fazem parte do cenário ideal para 48,4% dos participantes.

O levantamento é realizado a cada seis meses, com o objetivo de avaliar o entendimento de desempenho das agências e dos operadores turísticos. Também busca analisar o comportamento dos cidadãos em relação às viagens e as perspectivas dos empresários durante a alta temporada. 

A participação dos turistas do Sudeste tem crescido nesses locais e, segundo o Ministério do Trabalho, tem representado uma parcela importante no aumento do turismo pelo país. Dessa forma, os turistas aumentam a arrecadação nos comércios locais, assim como a venda de passagens aéreas para Salvador e Gramado, por exemplo. 

O estudo também traz a perspectiva das empresas da região em relação a desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Sendo assim, 54,2% delas acreditam que a demanda irá crescer durante esse período e cerca de 15,8% estão otimistas em relação ao aumento de empregos na área em 2020. Entre as empresas, 52,2% esperam um faturamento maior neste período.

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados coroam o ano de 2019, que foi positivo. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Sudeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.

Viagens pelo país

Em 2019, foram 97,1 milhões de passageiros viajando no Brasil — quase 2 milhões a mais do que os 95,5 milhões registrados em 2018. Apenas em dezembro foram 9 milhões de passageiros pelo país, o que representa um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2018. Os dados fazem parte do relatório mensal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
 
 

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/02/turistas-do-sudeste-tem-preferencia-por-bahia-e-rio-grande-do-sul-segundo-pesquisa-do-ministerio-do-turismo.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.