O projeto Verão Costa a Costa agitou o final de semana em Ilhéus, na Costa do Cacau. Com o objetivo de interiorizar ações de esporte, lazer e entretenimento, a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência dos Despostos da Bahia (Sudesb) realizaram a 3ª edição do programa que, dessa vez, realizou o Campeonato Baiano de Surf.
A competição foi disputada por atletas de várias regiões do estado. Entre eles, duas jovens promessas do Surf baiano: os surfistas Pedro Veiga, de 8 anos, e Maria Eduarda Souza, de 11 anos. Apesar da pouca idade Pedro já acumula títulos. Em dezembro de 2019, o pequeno sagrou-se campeão na categoria sub-8, do campeonato Sul-americano de Surf Infantil, disputado na Colômbia, e ficou em quarto lugar na categoria sub-10. Já Maria Eduarda é hoje a segunda colocada no ranking baiano no surf feminino.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A depender do talento apresentado por eles nas ondas de Ilhéus o Surf, que este ano faz sua estreia como esporte olímpico, ainda ouvirá falar muito nesses nomes. Maria Eduarda conquistou o primeiro lugar no feminino e foi vice campeã na categoria sub-12, sendo a única menina na disputa. Já Pedro Veiga, ficou em segundo lugar na sub-10, atrás apenas de Bernardo Bicalho, outra grande promessa baiana, garante Marcelo Barros, presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf).
O projeto contemplará um total de oito municípios do litoral baiano, seguindo agora para Itacaré, onde acontece nos dias 07 e 08 de março. O roteiro inclui, ainda, Maraú, Valença, Lauro de Freitas e Salvador.
O de Costa a Costa, que tem o apoio da Bahiatursa e patrocínio da Coelba por meio do programa FazAtleta, também contou com jogos da 3ª etapa dos campeonatos Baianos de Futevôlei e de Beach Soccer Masculino, 2ª etapa do Baiano de Beach Soccer Feminino e do Campeonato Baiano de Stand Up Paddle (Sup). E, além de acompanhar as competições, o público, que lotou o espaço em que está montado o evento, na praia da Costa do Cacau, no Jardim Atlântico, brincou e se divertiu muito nos equipamentos de esportes radicais e aventura: escalada, full pipe, arvorismo, giromaster e bungee trampolim.
A ação teve ainda apresentações de grupos de dança local, jogos interativos realizados pela equipe da Coelba, patrocinadora do evento e a tenda da economia solidária. O encerramento da edição ficou por conta das bandas Papazoni e Os Barões, que agitaram o público transformando o momento em um pré-carnaval.
Entre os demais apoiadores, estão a Federação do Esporte Amador da Bahia (Unisport), Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (Febera) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE) e as prefeituras dos municípios participantes (Alcobaça, Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Valença, Lauro de Freitas e Salvador). O projeto conta ainda com a parceria da Federação das Associações de Futevôlei (Futevôlei Bahia), Federação Baiana de Beach Soccer, Associação Baiana de Stand up Paddle (Abasup) e Federação Baiana de Surf (FBSurf).
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.