Com o objetivo de deixar protegidas mais de 3 milhões de pessoas de 5 a 19 anos em todo o Brasil, é iniciada a nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo do Ministério da Saúde, que segue até o dia 13 de março nas salas de vacinação em unidades de saúde do município de Ilhéus.
A campanha contra o sarampo deste ano tem o tema “MAIS PROTEÇÃO PARA A SUA FAMÍLIA”, com foco na sensibilização de pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos. A vacina tríplice viral além do sarampo, previne a caxumba e rubéola. Para acessar o serviço, é importante a apresentação do documento de identificação, cartão do SUS e da caderneta de vacinação.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
No lançamento dessa fase da campanha, é reforçada a importância da vacinação contra o sarampo, uma doença grave e que pode matar.
Vírus comum – De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado no site Médicos Sem Fronteiras, as mortes por sarampo no mundo diminuíram em 71% nos últimos anos – de 542 mil, em 2000, para 158 mil em 2011. Entretanto, o vírus da doença ainda é comum em muitos países em desenvolvimento, particularmente em regiões da África e da Ásia.
O sarampo é uma doença viral contagiosa e uma das maiores causas de morte entre crianças não vacinadas. O vírus grave é mais comum entre crianças desnutridas com menos de cinco anos. Pessoas com insuficiência de vitamina A ou com sistemas imunológicos fragilizados pelo vírus HIV ou por outras doenças, estão especialmente vulneráveis a contraírem o sarampo.
Confira as salas de vacinação em unidades de saúde de Ilhéus:
Zona Norte: UBS Sarah Kubistchek (Malhado); UBS CSU (Barra); e PSF Iguape.
Centro: CAE III (Avenida Canavieiras); Programa Saúde da Família (PSF) da Conquista; UBS Joaquim Sampaio (Princesa Isabel).
Zona Sul: UBS Herval Soledade (Pontal); PSF Nelson Costa; PSF Nossa Senhora da Vitória; UBS Hernani Sá; e UBS Olivença.
Zona Oeste: UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela); UBS Banco da Vitória; e PSF Salobrinho.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.