O sinal digital da TVE, que é sintonizado no canal 6.1, foi inaugurado na quinta-feira (9), pelo Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (9), no pátio da Prefeitura Municipal de Itabuna, pelo governo do Estado. A iniciativa segue o projeto de expansão do sinal digital para o interior do Estado, com a disponibilização de acesso em alta definição a conteúdos diversificados de cultura, educação, esporte e informação, além de produções internacionais. O investimento da nova estação foi de R$ 208.899,55. A cerimônia contou com as presenças do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, além de autoridades locais e a comunidade em geral.
“É um acordo do programa de governo do governador Rui Costa com toda a Bahia, pois nós queremos chegar aos 15 milhões de habitantes da Bahia vendo uma televisão de qualidade, que mostra as coisas da cultura e da educação, mas, acima de tudo, as coisas boas que acontecem na Bahia, além de noticiários e esporte. Outro ponto importante é mostrar a parceria que nós temos com a prefeitura municipal, com a câmara de vereadores e, neste caso aqui, com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além de outras instituições e, naturalmente, com os meios de comunicação daqui. E nós queremos fazer, na parceria com a universidade, cursos de formação de profissionais para que a gente possa ter, cada vez mais, gente com competência para poder nos ajudar a qualificar, ainda mais, as imagens e o conteúdo da programação da TVE”, destacou o secretário Jerônimo Rodrigues.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, afirmou que os moradores de Itabuna vão se surpreender com a qualidade e a diversidade da programação da TVE. “Estamos falando de conteúdo infantil, bem como para a juventude, adultos, terceira idade e para quem gosta de música, pois, hoje, a TVE é a emissora que mais transmite shows na Bahia e no Brasil. A TVE também é a emissora do futebol da Bahia, com seis campeonatos e 30 jogos por ano. É a única que tem uma programação educativa infantil, com conteúdos para os nossos jovens que estão se preparando para o ENEM (Exame Nacional do ensino Médio) e para quem quer acompanhar as festas populares da Bahia, pois, na próxima semana, faremos a cobertura da Lavagem do Bonfim, além de festas como o Carnaval e o Dois de Julho, entre outros eventos”, enumerou.
A secretária de Educação de Itabuna, Nilmecy Gonçalves, falou da contribuição da emissora para a formação cidadã da população local. “A TVE é uma ferramenta fundamental para a Educação, tanto para professores como para os alunos. E a emissora, com a identidade cultural da Bahia e o sinal digital, é um marco para Itabuna. A emissora é um modelo de comunicação pública com programação para todos os públicos”, comentou.
Qualidade tecnológica – De acordo com o diretor do IRDEB, as novas estações estão atualizadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, sendo a de Itabuna a oitava retransmissora da TVE inaugurada no interior da Bahia. A programação da emissora já pode ser sintonizada nas cidades de Feira Santana, Ipiaú, Ipirá, Guanambi, Juazeiro, Jequié e Ilhéus. O IRDEB é composto, além da TVE, pela rádio Educadora FM e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.