APÓS DECISÃO JUDICIAL, NOVOS AGENTES DE ENDEMIAS PASSAM POR TREINAMENTO EM ILHÉUS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Endemias, iniciou nesta quinta-feira (12), no auditório do Centro do Controle de Zoonoses, o treinamento dos novos Agentes de Combate às Endemias, para intensificar o combate à Dengue, Chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O Agente de Combate às Endemias exercerá a atividade de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão da Coordenação de Endemias, Vigilância Epidemiológica e dos servidores do Núcleo Estadual de Saúde.

Os novos agentes estão sendo treinados pela Coordenação de Endemias de Ilhéus e devem se juntar nos próximos dias aos demais agentes, que já estão trabalhando diariamente no combate à Dengue, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e realizando bloqueios de transmissão.

Durante o treinamento os agentes aprendem conceitos de epidemiologia, tipos de controle dos vetores, tipos de tratamento, rotina de trabalho, tipos de criadouros e depósitos, identificação, diagnóstico e tratamento.

Esse é mais um esforço do governo de Mário Alexandre e do Secretário Geraldo Magela, uma vez que o trânsito em julgado dessa ação ocorreu em 2013. (Entenda clicando aqui)

Cuidados diários – A população deve ficar atenta para cuidados simples como: remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação, tratar a água das piscinas e permitir a entrada dos agentes de combate às endemias nas residências.

O Coordenador de Endemias, Roberto Reis, alerta, também, que a maior incidência de larvas está dentro das residências, por isso a importância de receber bem os agentes e seguir as orientações repassadas por eles. “É preciso colaborar com as ações da Prefeitura. Combater os focos do mosquito Aedes aegypti é a única maneira de prevenir a transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya”, ressalta.

 

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/12/apos-decisao-judicial-novos-agentes-de-endemias-passam-por-treinamento-em-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.