A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Endemias, iniciou nesta quinta-feira (12), no auditório do Centro do Controle de Zoonoses, o treinamento dos novos Agentes de Combate às Endemias, para intensificar o combate à Dengue, Chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O Agente de Combate às Endemias exercerá a atividade de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão da Coordenação de Endemias, Vigilância Epidemiológica e dos servidores do Núcleo Estadual de Saúde.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Os novos agentes estão sendo treinados pela Coordenação de Endemias de Ilhéus e devem se juntar nos próximos dias aos demais agentes, que já estão trabalhando diariamente no combate à Dengue, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e realizando bloqueios de transmissão.
Durante o treinamento os agentes aprendem conceitos de epidemiologia, tipos de controle dos vetores, tipos de tratamento, rotina de trabalho, tipos de criadouros e depósitos, identificação, diagnóstico e tratamento.
Esse é mais um esforço do governo de Mário Alexandre e do Secretário Geraldo Magela, uma vez que o trânsito em julgado dessa ação ocorreu em 2013. (Entenda clicando aqui)
Cuidados diários – A população deve ficar atenta para cuidados simples como: remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação, tratar a água das piscinas e permitir a entrada dos agentes de combate às endemias nas residências.
O Coordenador de Endemias, Roberto Reis, alerta, também, que a maior incidência de larvas está dentro das residências, por isso a importância de receber bem os agentes e seguir as orientações repassadas por eles. “É preciso colaborar com as ações da Prefeitura. Combater os focos do mosquito Aedes aegypti é a única maneira de prevenir a transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya”, ressalta.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.