A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do setor de Vigilância em Saúde, promoveu na segunda-feira (18), palestra para instruir os trabalhadores expostos ao óleo bruto que atingiu o litoral ilheense no dia 25 de outubro. O titular da Saúde, Geraldo Magela, coordenadores da área, equipe dos fuzileiros navais e profissionais da Sesau participaram da reunião realizada no auditório da secretaria.

A palestra de orientação foi ministrada por Gleidson Santana, coordenador da Vigilância Ambiental. As recomendações visam contribuir para evitar problemas de saúde relacionados à pele, uma vez que centenas de voluntários estão atuando nas praias em apoio às ações de retirada das manchas, que já atingiram até o momento, mais de 260 localidades, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“O trabalho de instrução e orientação sobre os cuidados de saúde no recolhimento do petróleo cru é importante, visto que o óleo é altamente tóxico e pode trazer efeitos noviços à saúde. Os voluntários e trabalhadores que estão envolvidos na retirada dos resíduos precisam utilizar os EPIs adequados para evitar a exposição às ações de intoxicação exógena, que pode vir a ocorrer através do contato com o produto”, explicou Gleidson.

Na última quinta-feira (14), 260 fuzileiros navais chegaram a Ilhéus para reforçar a limpeza das praias do litoral sul do estado. De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos de Ilhéus, o operativo de fuzileiros irá atuar entre os municípios de Ilhéus e Caravelas.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *