A Bahia é um dos estados do Nordeste que possui 517 municípios, um dos maiores do Brasil. Isso, para mostrar o orgulho que Ilhéus, importante cidade do interior do estado tem do Moisés Penha, aluno da APAE local. Ele viajou na noite de domingo (17), para representar a Bahia no XI Festival Nacional Nossa Arte, evento organizado pela Federação Nacional das APAEs (APAE Brasil), que acontece entre os dias 19 e 21 de novembro, em Manaus.

A iniciativa nacional conta com a parceria da Federação das APAEs do Estado do Amazonas (Feapaes-AM) e a APAE Manaus. O objetivo principal dos eventos, tanto os estaduais quanto o nacional, é promover a inclusão e o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Durante a seletiva do X Festival Estadual, Moisés ficou em 1º lugar na categoria Artes Literárias.

A excelente performance do aluno carimbou sua viagem para participar do XI Festival Nacional Nossa Arte, com o cordel “Ilhéus e seus encantos”. A organização das seletivas locais, realizadas a cada três anos, fica a cargo das Federações das APAEs nos estados. A décima edição foi realizada no mês de maio último, em Ilhéus. Na época, o festival recebeu 18 delegações do interior do estado.

Título nacional – Muito mais interessado em participar do que vencer o certame, Moisés Penha partiu rumo à capital amazonense, acompanhado da Silvana Silva de Oliveira, psicóloga e voluntária da APAE-Ilhéus. Para ele, a experiência por si só já é considerada uma vitória. Pela primeira vez na história de Ilhéus, a associação se aproxima de um título nacional.

Vitoria Penalva, diretora da instituição, define que é gratificante trabalhar com pessoas especiais. “Moisés faz parte de um grupo de pessoas, o qual temos o orgulho e o compromisso diário na implementação da valorização das capacidades. Agradeço o apoio dado pela Prefeitura a esta associação, e é claro, ao prefeito Mário Alexandre, por estar disponível em abraçar a nossa causa e necessidades”, opinou.

“Orgulho no peito em saber que estamos no caminho certo. A educação é transformadora, e, poder possibilitar o desenvolvimento da autoestima com pessoas especiais, me motiva a continuar trabalhando, ainda mais, pelo nosso povo. Somos todos Moisés”, sublinhou Mário Alexandre ao desejar boa sorte ao aluno Moisés, que cursa o 4º ano do EJA.

A APAE é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu na década de 50 para suprir a lacuna deixada pela educação brasileira no que se referia à escolaridade de pessoas com deficiências.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *