23 de setembro de 2026


Instituto AOCP
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Anunciar em blog de Ilhéus

As manchas de óleo que já poluíram mais de 500 praias do litoral nordestino e do Espírito Santo não param de surgir. Nesta sexta-feira (15), uma nova quantidade da substância apareceu em Morro de São Paulo, no baixo-sul do estado.

Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que recebeu uma denúncia nesta manhã da chegada da mancha de óleo e que, por intermédio do Comando do 2° Distrito Naval, fez a remoção do material por volta das 11h. A quantidade retirada pelos militares do Navio Varredor “Aratu” não foi divulgada.

De acordo com o último levantamento do Ibama, a Bahia registrou, até esta quinta (14), 12 praias com manchas de óleo, 145 com vestígios e esparsos, e 63 que haviam sido atingidas, mas não foi observado nada na última revista.

A chegada do petróleo cru no litoral de Morro de São Paulo, em Cairu, inclusive fez com que o número de reservas para o verão caísse em 30%, em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é da Associação Comercial e Empresarial de Cairu. Segundo a associação, a crise política e econômica pela qual passam Argentina e Chile também contribui para a queda nas reservas para o verão.

Segundo a Prefeitura de Cairu, o município conta com 9.418 leitos em 217 hospedarias, espalhadas pelas localidades de Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré, Gamboa, Centro, Garapuá e São Sebastião.

Informações do Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *