Jonildo Glória

Hemonúcleo, antigo Banco de Sangue, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, a cada ano vem conseguindo suprir a demanda dos hospitais da região na aplicação da política de gerenciamento dos estoques de hemocomponentes e hemoderivados de qualidade para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a todos que necessitem do sangue.

Atualmente o Hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus abastece o Hospital Regional Costa do Cacau. Uma demanda no mês de setembro de 283 bolsas e em outubro, 303. A diretora Hemonúcleo, bióloga Naide Silveira de Souza, explica que para cada paciente que passa por uma intervenção cirúrgica cardíaca são necessárias 22 bolsas. Quando o HRCC estiver trabalhando com a meta de 20 cirurgias cardíacas/mês, serão necessárias 440 bolsas de sangue e hemoderivados.

Naide garante que o núcleo tem plena condição para atender essa demanda. Claro que para isso todos trabalham fortalecendo a rede de doadores e ampliando as ações que visam a captação de noves doadores de sangue. Atualmente o Hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus atende as necessidades dos Hospitais São José, Vida Memorial, Costa do Cacau, Hospital de Ilhéus, Coci e Maternidade Santa Helena, todos em Ilhéus e mais os que estão situados nos oito município pactuados e ainda, as necessidades emergenciais da região Sul da Bahia.

De acordo com a diretora o sucesso que vem garantindo a qualidade dos serviços se deve ao calendário permanente de campanhas que tem como estratégia conseguir cada vez mais doadores. Durante todo o ano são realizadas campanhas. Além das campanhas pontuais, a captação do sangue é feita com a rotina.

“A unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores que doem sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação, e manter um estoque permanente para atender a demanda diária. O dia 25 de Novembro celebra-se o Dia Internacional do Doador de Sangue, estaremos comemorando aqui, com farta distribuição de brindes oferecidos pelos parceiros aos doadores do mês”, conclui a diretora do Hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *