Secretaria de Saúde de Ilhéus realiza ações no Dia Mundial de Combate ao AVC

Você sabia que uma em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida? Diante dessa ocorrência, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Faculdade Madre Thaís (FMT), promove ações de prevenção, orientação e combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame cerebral.

De acordo com a Prefeitura, as ações serão realizadas nos dias 29 e 30 de outubro, das 8h às 17h, na Praça José Joaquim Seabra, no centro, com oferta dos serviços de aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; realização de Eletrocardiograma; avaliação clínica; medição de peso, altura e índice de massa corporal (IMC).

Antônio Fernando Ribeiro, médico neurologista e equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, nutricionista e estudantes de Medicina, Enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia, irão instruir a população sobre o reconhecimento da doença e o que fazer diante de uma suspeita de AVC. De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro, provocando paralisia da área afetada.

Sintomas – Os principais sintomas da doença são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/10/secretaria-de-saude-de-ilheus-realiza-acoes-no-dia-mundial-de-combate-ao-avc.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.