Você sabia que uma em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida? Diante dessa ocorrência, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Faculdade Madre Thaís (FMT), promove ações de prevenção, orientação e combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame cerebral.

De acordo com a Prefeitura, as ações serão realizadas nos dias 29 e 30 de outubro, das 8h às 17h, na Praça José Joaquim Seabra, no centro, com oferta dos serviços de aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; realização de Eletrocardiograma; avaliação clínica; medição de peso, altura e índice de massa corporal (IMC).

Antônio Fernando Ribeiro, médico neurologista e equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, nutricionista e estudantes de Medicina, Enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia, irão instruir a população sobre o reconhecimento da doença e o que fazer diante de uma suspeita de AVC. De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro, provocando paralisia da área afetada.

Sintomas – Os principais sintomas da doença são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *