Manchas de óleo aparecem no Rio Joanes; manancial abastece Simões Filho, Lauro e Salvador

As manchas de óleo que atingem o litoral do nordeste brasileiro apareceram, nesta segunda-feira (21/10), na foz do Rio Joanes, em Lauro de Freitas. O rio é um dos principais mananciais que abastecem Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador.

Segundo Marina Motta, oceanógrafa da Semarh, o IBAMA já foi acionado. “Identificamos pequenas pelotas de óleo adentrando o estuário do Rio Joanes através da maré. O IBAMA relatou que vai enviar uma equipe para vistoriar e verificar quais providências poderão ser tomadas” disse. Os vestígios foram encontrados nas proximidades da Rua Ismar R. Prates e Alameda Violetas.

O Rio Joanes é um dos principais mananciais que abastece a Região Metropolitana. Além de monitorar as áreas no encontro do rio com a praia, equipes de contingência da Prefeitura de Lauro de Freitas continuam com o trabalho de remoção das manchas de óleo em toda a orla municipal.

Neste fim de semana, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) e Semarh realizaram uma ação de educação ambiental com orientações para voluntários da coleta de manchas.

Banhistas também receberam informações do que fazer caso entrem em contato com o óleo. Tonéis para descarte dos resíduos foram instalados em pontos estratégicos das praias de Lauro de Freitas, informou o Simões Filho ON.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/10/manchas-de-oleo-aparecem-no-rio-joanes-manancial-abastece-simoes-filho-lauro-e-salvador.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.