
“Hoje em dia, a maioria das empresas não colocam o currículo como principal diferencial na hora de contratar alguém, mas sim a sua atitude e o comportamento”. A opinião é do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Evandro Mazo. Pensando justamente neste problema, o IEL irá realizar, nos meses de outubro e novembro, um workshop de carreiras que irá abordar, além deste tema, todas as possibilidades que as revoluções tecnológicas proporcionam no campo profissional.
Ao total, seis cidades baianas receberão o workshop. São elas: Vitória da Conquista (31 de outubro), Salvador (7 de novembro), Juazeiro (13 de novembro), Feira de Santana (21 de novembro), Ilhéus (23 de novembro) e Eunápolis (30 de novembro). As inscrições custam 1kg de alimento não perecível.
O IEL, instituto que organiza o evento, é vinculado à Federação de Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e é especializado em fazer o elo entre as empresas e os estagiários. A unidade foi fundada em 1969 e atualmente 12 mil jovens baianos têm seu estágio regulado pelo IEL.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Os workshops serão mediados pela atriz Maria Menezes e contarão com palestrantes que irão falar sobre como conseguiram sucesso profissional através de sua postura. As inscrições são feitas através do site. Informações sobre locais e horários de cada um dos eventos estão disponíveis no fim desta reportagem.
“Hoje, algo que tem sido muito observado pelas empresas na hora de contratar um estagiário é a atitude e o comportamento dele. E, para o postulante, o importante é respeitar as diversidades, ter compromissos de prazos – e isso é o que tem sido o maior diferencial na hora de alguma contratação. Tanto é que a gente tem mudado a maneira de fazer seleção. Antes era por currículo e alguns testes. Atualmente é por desafios e experiências. E neste processo é que você percebe a habilidade dele em trabalhar em equipe, respeitar a opinião dos outros, olhar com empatia o colega e trazê-lo para fazer parte do processo”, explica Mazo, que visitou, na tarde desta sexta-feira (25), a redação do CORREIO.
Inovações
Em um mundo que muda o tempo inteiro, o IEL que tradicionalmente atua com intermediação de talentos, está investindo em novas estratégias de atuação para ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades comportamentais e sociais. O leque de soluções contempla um ciclo estratégico que começa com a seleção e orientação de Jovens Aprendizes, passa pela intermediação de estágio para estudantes de graduação e tem continuidade com o estágio em nível de pós-graduação e a gestão de bolsas de inovação em projetos desenvolvidos em parceria com a indústria.
“Este conjunto de soluções são complementares para ajudar o jovem a se inserir no mercado de trabalho e também traz soluções inovadoras para apoiar a gestão da inovação nas empresas”, explica Evandro Mazo.
Para atuar em gestão da inovação, o instuto se estruturou como uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) com foco em gestão. A proposta é tanto promover a gestão da inovação nas empresas com novas metodologias, técnicas e ferramentas como também promover a inserção de talentos nas empresas, utilizando processos diferenciados e mais alinhados às demandas contemporâneas na identificação de competências.
Bolsas de Inovação
Uma tendência que o mercado vem sinalizando é a necessidade de as empresas de captarem novos talentos para desenvolver projetos de inovação em pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Neste sentido, a entidade atua na captação de bolsistas para atuar em projetos de inovação em mais de 50 empresas na Bahia. “Ajudamos a empresa a transformar a pesquisa e desenvolvimento de produtos, conectando as empresas a centros de tecnologia, bem como apoiamos no processo de inserção do novo produto no mercado”, destaca Mazo.
Novos canais e ferramentas
O IEL também está modernizando os seus canais de comunicação. Uma das novidades é a atualização do portal do IEL, que será relançado no mês de novembro, traz uma Plataforma e Gestão de Carreiras com mais conectividade e interação com seus públicos.
Entre as novas soluções que o IEL irá disponibilizar está o Mapeamento de Perfil Comportamental, que auxiliará o jovem a fazer o seu planejamento de vida e carreira.
O mapeamento comportamental mostra à pessoa quais são suas habilidades e como ela poderá atuar para planejar sua carreira, que cursos e competências terá que desenvolver, bem como o tipo de estágio e de inserção no mercado é melhor para ela naquele momento. “Queremos atuar como conector entre pessoas/empresas e entre empresas/empresas”, ressalta o superintendente do IEL Bahia.
Programação
Workshop IEL de carreiras Vitória da Conquista
Quando: 31 de outubro, das 10h às 21h
Onde: Shopping Conquista Sul
Workshop IEL de carreiras Salvador
Quando: 7 de novembro, das 8h30 às 12h30
Onde: 1º andar da FIEB
Workshop IEL de carreiras Juazeiro
Quando: 13 de novembro, das 18h às 22h
Onde: UNEB Juazeiro (Anfieatro Canto de Tudo)
Workshop IEL de carreiras Feira de Santana
Quando: 21 de novembro, das 8h30 às 12h30
Onde: Rua Gonçalo Alves Boaventura, S/N Bairro Alto do Cruzeiro – Unidade Integrada SESI/IEL, Auditório do Espaço Central
Workshop IEL de carreiras Ilhéus
Quando: 23 de novembro, das 8h às 12h
Onde: Unidade Integrada Robson Braga de Andrade – Rodovia Ilhéus/Itabuina. Km 13 (entre a UESC e o IFBA)
Workshop IEL de carreiras Eunápolis
Quando: 30 de novembro, das 8h às 12h
Onde: Loja Maçônica Fraternidade 5 de novembro
Informações do Correio

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.