Corpo de Bombeiros da Bahia já retirou 40 toneladas de óleo no Litoral Norte

Corpo de Bombeiros da Bahia já retirou 40 toneladas de óleo no Litoral Norte 1

Cerca de 40 toneladas de óleo foram recolhidas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) nas praias de Lauro de Freitas e do Litoral Norte, até esta terça-feira (29). Uma equipe de 85 bombeiros tem atuado de maneira ininterrupta na retirada do material que continua chegando nessa região desde o dia 14 de Outubro.

“Nossas equipes estão se dividindo em grupos para atender às praias mais afetadas até o momento, que foram Conde, Imbassaí, Porto Sauípe, Subaúma e Baixio. Em breve nós também atuaremos nas praias do extremo sul da Bahia, Ilha de Itaparica, Baixo Sul e Ilhéus. Para garantir a segurança, os profissionais atuam com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, explica o responsável pela operação, o tenente-coronel Lanusse Araújo.

Ainda de acordo com Araújo, para evitar que novos acidentes aconteçam o material recolhido é acondicionado em embalagens apropriadas e depois serão destinados para um local adequado, que ainda será definido por especialistas.

A Defesa Civil do Estado tem disponibilizado equipamentos de proteção nas prefeituras de cada município para que voluntários interessados em ajudar possam ter acesso aos EPIs que são obrigatórios e necessários para o recolhimento do óleo com segurança. Além do CBMBA e da Defesa Civil, o Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também trabalha na limpeza das praias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *