Conta de energia fica mais cara em novembro; aumento é de mais da metade

Conta de Luz

A bandeira tarifária das contas de energia será vermelha em novembro, no patamar 1, com custo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. O aumento é de R$ 2,50 por quilowatt-hora, comparado a outubro. A mudança foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a agência, o aumento acontecerá porque apesar de novembro ser o mês de início do período chuvoso nas principais bacias hidrográficas do país, o regime de chuvas está abaixo da média. “A previsão hidrológica para o mês também aponta vazões afluentes aos principais reservatórios abaixo da média, o que repercute diretamente na capacidade de produção das hidrelétricas”, explicou a Aneel.

A agência disse ainda que nesse cenário aumenta a demanda de acionamento de usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais alto, o que incide sobre da energia.

As bandeiras, verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2), indicam se a tarifa custará mais ou menos, e mudam de acordo as condições de geração de energia. A bandeira verde não tem cobrança extra, informou o Agência Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *