Campanha para limpeza de praias do Sul da Bahia recebe doações de materiais em Itabuna

Campanha para limpeza de praias do Sul da Bahia recebe doações de materiais em Itabuna 1

A chegada das manchas de óleo nas praias de Ilhéus, que acarretou na publicação do Decreto 099, declarando Situação de Emergência, pela Prefeitura, no dia 25 de outubro, mobilizou inúmeros voluntários que passaram a atuar junto a Marinha do Brasil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, para a coleta dos resíduos.

No entanto, são necessários equipamentos de proteção para a realização da ação, que agrega cada vez mais pessoas interessadas em auxiliar na limpeza dos locais afetados. Para isso, a Avatim e a Terceira Via Hall, junto com AMURC, o Fórum Sul da Bahia Global e Câmara de Turismo da Costa do Cacau lançaram a campanha ‘Coleta de Amor’.

Os interessados em doar materiais podem contribuir com água, protetor solar, máscaras descartáveis, máscaras respiratórias valvuladas, macacões descartáveis Tivek, óculos de proteção; luvas de segurança, botas sete léguas, baldes, rodos, pás de lixo com cabos longos, peneiras circulares de pedreiro, lanches embalados à vácuo.

As doações serão distribuídas para outros locais do Sul da Bahia, como o Baixo Sul e o Extremo Sul, tendo em vista que óleo tem se espalhado para outros territórios.

As entregas podem ser feitas na Terceira Via Hall, localizada na Avenida José Soares Pinheiro, nº 1718 – Centro de Itabuna (ao lado da Brione FIAT).

Doações em dinheiro – Quem desejar doar dinheiro para a ação nas praias de Ilhéus, o Grupo de Amigos da Praia (GAP: @gap_ilheus) em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus (@nossailheus), divulga a conta do Instituto para depósito ou transferência: Banco Bradesco, agência 237, conta corrente 103353-0 e CNPJ 155.039.04-0001/07. Até o momento, já foram arrecadados R$ 5.290,00, dos quais R$ 4.000,00 já foram utilizados para compra de material.

Cuidados necessários à saúde da população – A operação alerta para a necessidade de evitar banho de mar nas áreas afetadas, por não ter ainda esclarecido o grau de contaminação das águas por resíduos químicos invisíveis aos olhos, bem como, evitar contato direto com as manchas e animais afetados pelo óleo.

Para mais orientações sobre as manchas de óleo, procure – Centro Informações e Assistência Toxicolócas da Bahia (Ciatox-BA/Ciave) tel. 0800 284 4343 | Corpo be Bombeiros – Tel. 193 | INEMA Unid. Ilhéus – 73 3689 1086/Itabuna – 73 3215 5472 | IBAMA 073 3632-7065 – 0800 618 0080 | Marinha do Brasil – 185.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *