A segunda edição do Simpósio e Campeonato de Salvamento Aquático reuniu nos dias 19 e 20 de setembro, em Ilhéus, cerca de 310 atletas da região e de várias partes do Brasil, divididos em 22 equipes, para fazer um dos maiores eventos da categoria no País, segundo opinião dos profissionais que lidam com salvamento aquático. Entre o Teatro Municipal e a Praia do Cristo, a programação concentrou mais de 2 mil pessoas em clima de festa e prevenção.
Durante os dias de evento, participantes e convidados curtiram um cardápio de atrações culturais. Os grupos Tribo Unida de Capoeira e CT Selva Jiu-jitsu fizeram apresentações especiais. A plateia esteve animada com a música de Cláudio MPB, Deivid Pato Pago Funk e Fabinho o Cowboy Apaixonado, que deram conta do recado. A iniciativa teve o apoio da Polícia Militar, Sutram e Corpo de Bombeiros Militar.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Resgate Aquático, Salvamento Aquático Desportivo, Semana Latina Americana e Educar para não afogar (Sobrasa), Jiu Jitsu Aquático (Salvamar), Salvamento em Altura (BC), Surf Lifesaving Club, Regulamento Municipal (Sinsepi), Atendimento ao Afogado (AL Master) e a importância do SAMU192 (Ovace), foram temas abordados no evento. Houve transmissão ao vivo pelas redes sociais da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).
O organizador Domingos Madureira ressaltou que o evento atingiu seu objetivo. Na sua visão, a unificação das estratégias elaboradas na Bahia e em todo o Brasil serviu para agregar as principais instituições que lidam com o salvamento aquático. “Teoria e técnica disseminados em dois momentos especiais, tanto no simpósio quanto no campeonato. Corpo de Bombeiros Militar, Corpo de Salva-vidas, SAMU192 e muitas outras instituições envolvidas na segurança aquática”.
Camaçari, Lauro de Freitas, Cairu, Morro de São Paulo, Salvador, Itacaré, Canavieiras, Madre de Deus, Rio de Janeiro e São Paulo foram algumas das cidades participantes. Outras corporações militares integraram a iniciativa, entre elas, o 13º GBM de Salvador, 4º GBM de Itabuna, 7º GBM de Vitória da Conquista e 5º GBM de Ilhéus.
Resultado masculino – na modalidade aquatholon, os vencedores foram: Jardiel Neto (1º lugar-SALVAMAR), seguido de Jardiel Filho (2º lugar- SALVAMAR) e Victor Simões (3º lugar-Lauro de Freitas). No local, provas de resgate no mar com flutuante e nadadeira, onde os competidores foram desafiados com técnicas de salvamento com pranchão e corrida a nadadeira e surf. Acompanhe aqui o resultado das outras modalidades.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.