5º GBM realiza a 3ª edição da campanha ‘Na onda contra o plástico’

5º GBM realiza a 3ª edição da campanha ‘Na onda contra o plástico’ 1

O 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Ilhéus, realizou no domingo (22) a terceira etapa da campanha “Na onda contra o plástico”. O evento aconteceu na praia de São Domingos zona norte da cidade, e contou com o apoio da Marinha do Brasil e Polícia Militar, além da participação de mais de 60 voluntários e 50 bombeiros militares.

O evento consiste na limpeza de uma área pública de visibilidade e de grande visitação para fomentar uma consciência de contribuição de limpeza dos espaços de uso da população. Essa prática transcende o não sujar; vai muito além, tem a finalidade de exercer o dever cívico de contribuir com a limpeza do ambiente frequentado pelo cidadão.

Em março de 2019, a ONG internacional WWF (World Wide Fund for Nature/Fundo Mundial para a Natureza) divulgou um estudo segundo o qual o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2%.

Sem a destinação adequada, boa parte dos resíduos plásticos acabam nos oceanos. Segundo o relatório da WWF, o volume de plástico que chega aos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. Neste ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km. Segundo a ONG, o último verão foi o recordista em animais mortos na costa brasileira, e boa parte dos grandes mamíferos tinham plástico em seus estômagos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *